Ouro Verde

Casa dos Saberes Ancestrais, na UNICAMP, promove oficina de desenho animado sobre plantas medicinais

Atividade gratuita segue em todas as manhãs de sábado de outubro. A oficina é aberta ao público em geral

Foto – divulgação – Nos dias 4, 11, 18 e 25 de outubro, sempre das 9h às 12h, a Casa dos Saberes Ancestrais, na Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, abriga a oficina cultural “Desenho Animado: Transformando História em Movimento”, que convida o público a mergulhar no universo das plantas medicinais, criando um curta-metragem em animação, de autoria coletiva, sobre o universo das plantas medicinais, unindo ciência e saberes tradicionais.

A oficina é aberta ao público em geral, incluindo crianças e seus responsáveis, e não é preciso ter nenhuma experiência prévia. A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas. Para realizar inscrição, basta acessar formulário online no link: https://www.even3.com.br/oficinas-piratapuya-634166/.

A ideia nasceu por iniciativa do aluno de Artes Visuais Hermes Soares Miranda, que elaborou um dos projetos selecionados pelo Edital para Ocupação Indígena na Casa dos Saberes Ancestrais da Unicamp, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura da Universidade Estadual de Campinas (ProEEC/Unicamp), através da Diretoria de Cultura (DCult).

Hermes Soares Miranda, de nome indígena Kumuã, é do povo Piratapuya, e vive na Aldeia Phosaía Pitó, no médio rio Papurí, região de fronteira entre Brasil e Colômbia. “Este projeto nasceu de meu desejo de valorizar dois elementos muito importantes da nossa cultura: a língua e o grafismo tradicional Piratapuya, adicionando a importância dos cuidados e prevenção com a saúde”, explica.

A oficina conta com apoio do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas e pretende despertar tanto a criatividade quanto a reflexão nascida do diálogo entre ciência e os conhecimentos tradicionais sobre plantas medicinais. Além da participação do Núcleo, que foi fundado por Wilson Lazaretti, também professor do Instituto de Artes da Unicamp, a equipe de trabalho envolve profissionais da área da Enfermagem, como a Profa. Dra Thalyta Cristina Mansano Schlosser e a aluna Jussimara Cordeiro, também da etnia Piratapuya.

Serviço:

Oficinas Culturais: Desenho Animado – Transformando história em movimento

Datas: 04, 11, 18 e 25 de outubro de 2025 (sábados)

Horário: Das 09h às 12h

Local: Casa dos Saberes Ancestrais, junto à Casa do Lago – Av. Érico Veríssimo, 1011- Cidade Universitária – UNICAMP

Inscrições gratuitas

Link para inscrições: https://www.even3.com.br/oficinas-piratapuya-634166/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.