Caminhada no Taquaral no domingo dá início ao Abril Azul sobre o Autismo
Concentração será às 9h no portão 2 do Parque; mês é dedicado à conscientização sobre o autismo e a inclusão social
Foto: Adriano Rosa – A Caminhada Abril Azul, neste domingo, 2 de abril, vai marcar o início das atividades do Abril Azul, mês voltado à conscientização sobre o autismo e a inclusão social. A concentração terá início às 9h no portão 2 da Lagoa do Taquaral.
O evento contará com a participação da Frota Estelar Campinas, com os pets da Medicão e da Ateac, além de ações de conscientização da Emdec, com uma mini cidade, faixa e blitz, e atividades proporcionadas pelos grupos participantes.
Conscientização sobre o Autismo
“O objetivo é envolver a comunidade e promover o diálogo sobre o autismo, buscando a compreensão e o apoio à inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
A iniciativa conta com a participação de diversas instituições e grupos da região, incluindo Adacamp, Tiquira, Paica, Instituto SER, Pestalozzi, Sorri, Abracadabra, Amor Azul, e CEI.
No dia seguinte, segunda-feira, 3 de abril, será lançada a exposição online de fotos dos alunos da Tiquira, intitulada “Olhares Atípicos”. A mostra poderá ser acessada por meio de QR Codes espalhados pelos equipamentos públicos e parceiros, oferecendo um olhar diferenciado e sensível sobre o tema.
O que é o TEA?
O TEA é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento, que podem englobar alterações qualitativas e quantitativas da comunicação, seja na linguagem verbal ou não verbal, na interação social e do comportamento, como: ações repetitivas, hiperfoco para objetos específicos e restrição de interesses. Dentro do espectro são identificados graus que podem ser leves e com total independência, apresentando discretas dificuldades de adaptação, até níveis de total dependência para atividades cotidianas ao longo de toda a vida.