BRT Ouro Verde tem mais 1,8 km liberados para circulação
Crédito: Fernanda Sunega/Prefeitura de Campinas – Mais 1,8 km de faixas exclusivas do BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) foram liberados para circulação nesta quinta-feira, 27 de agosto, nas vias Piracicaba e Cosmópolis, no Jardim Novo Campos Elíseos. O trecho integra o Corredor BRT Ouro Verde e está inserido entre o futuro Terminal BRT Campos Elíseos (na altura da Rua Bragança Paulista) e o início da Avenida Ruy Rodriguez.
A extensão liberada contempla quatro faixas de rolamento no total, sendo duas faixas para os veículos em geral (uma por sentido) e duas faixas exclusivas para o sistema de transporte público coletivo (uma por sentido), junto ao canteiro central.
As faixas exclusivas, que compõem o corredor BRT, são feitas em pavimento de concreto, mais resistentes ao fluxo intenso de veículos. As faixas dedicadas ao tráfego em geral receberam requalificação asfáltica. A iluminação dos corredores é em LED, com a fiação subterrânea.
A região recebeu nova sinalização viária; tanto vertical (placas), como horizontal (solo). O canteiro central recebeu paisagismo (implantação de grama) e foram instalados novos conjuntos semafóricos ao longo do trecho. A velocidade máxima permitida é de 50 km/h.
O Córrego do Lixão, localizado na altura da Rua Luís Marcelino Guernelli, recebeu prolongamento da canalização e novos muros de ala nas extremidades. Os trabalhos incluíram ainda a reconfiguração geométrica da rotatória localizada neste ponto; e da rotatória existente na confluência entre as vias Piracicaba e Ruy Rodriguez, próximo à loja de departamentos Havan.
Nas vias adjacentes – Mogi Mirim e Santa Bárbara D’Oeste, foram executadas obras de drenagem, além de nova pavimentação asfáltica e sinalização viária. A empresa responsável pelas obras é o Consórcio BRT Campinas (Artec; Metropolitana).
A região beneficiada conta com diversos pontos de interesse comercial, com predominância do segmento automotivo; além da Escola Estadual “Padre José dos Santos”.
Operação Transporte
Nove linhas de ônibus do sistema convencional de transporte, que circulam no trecho liberado, poderão trafegar pelo corredor BRT. São elas: 118, 121, 130, 131, 132, 133, 140, 142 e 199. Juntas, elas transportam cerca de 32 mil passageiros diariamente.
Neste primeiro momento, as linhas seguem utilizando as paradas atuais, com embarque e desembarque pela faixa da direita. Os oito pontos existentes no trecho (quatro por sentido) não sofrerão alterações.
BRT Ouro Verde
A extensão complementa, de forma linear, os corredores liberados para circulação nas avenidas Amoreiras e Ruy Rodriguez, totalizando 6 km, desde a região do São Bernardo, passando pela Vila Rica até o Jardim Santa Lúcia e Capivari. Esta é a oitava liberação de trechos dos Corredores BRT no município, totalizando quase 15 km.
O trecho liberado integra o Lote 4 do BRT campineiro e é parte do trecho 2 do Corredor Ouro Verde. O trecho 2 conta com 5,7 km de extensão e vai do futuro Terminal Campos Elíseos até o Terminal Ouro Verde.
No total, o BRT Ouro Verde contempla 14,6 km de extensão, saindo do Terminal Central e seguindo pelas avenidas João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez, Camucim até o Terminal Vida Nova. Juntos, os três corredores BRT do município – Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral – somam 36,6 km de extensão.
Pingback: Terras do Friburgo chega a 90% das obras concluídas - Ouro Verde Mais