Categories: Destaque

BRT Ouro Verde tem mais 1 km liberado para circulação na Ruy Rodriguez

fotos: divulgação – Foi liberado para a circulação 1 km do BRT, na Avenida Ruy Rodriguez. O trecho está inserido entre a futura Estação Santa Lúcia, na altura do Extra Amoreiras e a Avenida Professora Maria Julieta Godoi Cartezani, cortando os bairros Jardim Santa Lúcia, Jardim Capivari e Jardim Yeda.

São dez faixas de rolamento no total, sendo quatro faixas expressas para os veículos em geral (duas faixas por sentido) e quatro faixas nas vias marginais. As duas faixas centrais, junto ao canteiro central, são exclusivas do sistema de transporte público coletivo municipal. Feitas em pavimento rígido (concreto), as faixas exclusivas são mais resistentes ao fluxo intenso de veículos. O pavimento das vias marginais também será requalificado. A iluminação dos corredores é em LED, com a fiação subterrânea.

“Este é o quinto trecho dos Corredores BRT que entregamos para a população. Com essas entregas parciais, a população já sente, em seu dia a dia, os benefícios que as obras estão trazendo”, destacou o prefeito Jonas Donizette durante o evento de entrega do trecho. “O trabalho é amargo, mas o fruto é doce. É natural que uma obra dessa proporção traga incômodos, mas para fazer as coisas acontecerem, temos que encarar desafios e sair da rotina”, complementou.

A região liberada para circulação nesta quinta-feira integra o Trecho 2 do Lote 4 do Corredor BRT Ouro Verde, que vai do futuro Terminal Campos Elíseos até o Terminal Ouro Verde, com 5,7 km de extensão. A empresa responsável pelas obras é o Consórcio BRT Campinas (Artec; Metropolitana). O valor total do lote é de R$ 104,9 milhões.

Operação Transporte

Neste primeiro momento, as faixas exclusivas do corredor serão utilizadas de forma expressa pela linha 130 (Terminal Vida Nova / Terminal Central). O tempo de viagem será reduzido, favorecendo os cerca de dois mil passageiros que utilizam a linha diariamente. A linha 130, que antes operava somente nos horários de pico (manhã e tarde), terá os horários ampliados nos dias úteis, passando a circular no período de entrepico. Serão sete veículos circulando nos horários de pico e quatro veículos nos entrepicos.

Já as linhas que fazem paradas no trecho liberado para a circulação, na Avenida Ruy Rodriguez, seguem utilizando as paradas atuais, com embarque e desembarque pela faixa da direita.

No total, 14 linhas do sistema de transporte público coletivo circulam pelo trecho liberado. Os atendimentos serão redimensionados de forma gradativa, resultando na redução do tempo de viagem das linhas, redução dos intervalos dos ônibus e melhoria da fluidez viária.

Ao todo, serão beneficiados quase 53 mil passageiros que utilizam essas linhas diariamente. Além da 130, circulam pelo trecho liberado as linhas 116, 116.1, 118, 121, 125, 131, 132, 133, 134, 136, 140, 142 e 199.

Related Post
Share
Published by
ouroverde
Tags: BRTOUROVERDE