Educação

Cursos de almoxarife e operador de caixa no CPAT

foto: divulgação – Trabalhadores que buscam melhores oportunidades de emprego podem se inscrever até segunda-feira, dia 26 de agosto, em cursos gratuitos de qualificação profissional do programa Via Rápida do governo do Estado de São Paulo. As aulas serão oferecidas em uma parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda e SindiVarejista Patronal (Sindicato do Comércio Varejista de Campinas e Região).      

Em Campinas, as opções são para almoxarife e operador de caixa. As vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pela internet, no endereço eletrônico http://www.viarapida.sp.gov.br/Cursos.aspx?Cidade=12102 – ou pessoalmente na unidade Centro do CPAT, no setor de Qualificação Profissional, até 26 de agosto, das 9h às 15h. O CPAT fica na Avenida Campos Sales, 427, Centro.      

As turmas começam dia 28 de agosto com aulas presenciais que serão ministradas no Espaço Conexão Empresarial do SindiVarejista que fica na Rua General Osório, 883, 5º andar. A duração dos cursos é de aproximadamente 150 horas, distribuídas em 20 dias. No período da manhã, das 8h às 12h10, está programado o curso de almoxarife e estoquista. E à tarde, das 13h às 17h10, acontece o curso de operador de caixa.      

A parceria entre Trabalho e Renda e SindiVarejista foi confirmada em reunião realizada no dia 14 de agosto na sede do sindicato. A presidente da entidade patronal, Sanae Murayama Saito, colocou à disposição da SMTR e do programa Via Rápida, espaços especialmente adequados para realização de cursos e treinamentos.      

É o segundo acordo de cooperação com o sindicato firmado nos últimos três anos. Em 2017, a entidade abriu espaço para as oficinas de capacitação do Empreendedor Individual do Sebrae, junto com a Casa do Empreendedor, órgão também vinculado à Secretaria de Trabalho e Renda. Para o secretário da pasta, Luis Yabiku, a parceria somente veio reforçar o espírito de cooperação que existe entre as entidades no sentido de trabalhar em conjunto para a geração de oportunidade de renda e trabalho. “Parcerias como estas do SindiVarejista e Via Rápida, são muito importantes, pois somam esforços e abrem novos horizontes para as pessoas”, aposta Yabiku.      

A presidente do SindiVarejista também ressaltou a importância da parceria. “Mais uma vez o sindicato abre suas portas para capacitar profissionais do varejo, dando apoio e ajudando a divulgar as ações do Poder Público, nas esferas municipal e estadual, para prover as pessoas de conhecimentos e ferramentas que as tornem melhores profissionais de varejo”, declara Sanae.      

Requisitos – O objetivo do curso de almoxarife é capacitar o profissional para recepcionar, conferir e armazenar produtos e materiais, além de fazer lançamentos de entradas e saídas para controle de estoques em almoxarifados, expedição, organização e movimentação de itens armazenados. O curso de operador de caixa prepara o profissional para desempenhar atividades em estabelecimentos comerciais, receber valores de vendas de produtos e serviços, controlar numerários e preencher formulários. A escolaridade mínima exigida para os dois cursos é a de ensino fundamental completo.