CampinasDestaque

Agendamento da vacina Covid para 45 anos com comorbidades

A Secretaria de Saúde abre nesta quarta-feira, 19 de maio, às 19h, o agendamento para vacinação contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades a partir de 45 anos, moradoras de Campinas. O dia, o horário e o centro de imunização deverão ser escolhidos no site vacina.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 160 (as pessoas que encontrarem dificuldades devem procurar o centro de saúde mais próximo). É importante lembrar que é preciso um intervalo de 14 dias entre as vacinas contra a Covid e a gripe.       

No dia marcado, a pessoa que vai receber a vacina deve levar documento de identificação com foto e CPF, comprovantes de endereço em Campinas e do agendamento (que pode ser mostrado no celular), além de declaração ou receituário médico, com assinatura e CRM do profissional, que comprove risco em decorrência do problema de saúde.        

Entre as comorbidades estão cirrose, doenças do coração, pneumopatias crônicas, obesidade mórbida (IMC maior ou igual a 40), HIV, diabetes, pacientes que tiveram derrame, entre outros. A lista completa está disponível no https://vacina.campinas.sp.gov.br/sites/vacina.campinas.sp.gov.br/files/arq-uploads/lista-comorbidades.pdf. É muito importante que essas pessoas procurem pela vacina, pois as comorbidades podem causar complicações e levar à morte.         

“Nós queremos vacinar as pessoas nessas condições crônicas, porque elas têm maior risco de agravamento e podem até mesmo evoluir a óbito. Na dúvida, vai ao Centro de Saúde e pergunta. Se a condição for crônica, tudo bem a receita ser antiga, pois a pessoa se mantém com a doença”, explicou a diretora do Devisa, Andrea von Zuben. Segundo ela, exames que comprovem o problema de saúde também podem ser aceitos na hora da vacinação. ”Se a pessoa for usuário da rede municipal de Saúde, é possível conseguir por meio do prontuário da unidade de saúde”, explicou.        

Reforço     

Para reforçar a divulgação da vacinação das pessoas acima de 45 anos com comorbidades, a Secretaria de Saúde vai enviar mensagens SMS para pacientes da rede municipal que tenham comorbidades alertando sobre a abertura do agendamento para o público.        

Atendimento     

Só serão atendidas pessoas que estiverem agendadas, que devem comparecer ao local escolhido com dez minutos de antecedência para evitar aglomerações.       

A aplicação das doses contra a Covid-19 está sendo feita em cinco Centros de Imunização (confira abaixo) que funcionam das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira; e das 8h às 18h, aos sábados e domingos.       

Pré-cadastro     

A Secretaria de Saúde ressalta que as pessoas precisam fazer o agendamento no site vacina.campinas.sp.gov.br, mas também é importante que realizem o pré-cadastro no site VacinaJá (vacinaja.sp.gov.br), do Governo do Estado. Dessa forma, o atendimento no Centro de Imunização é mais rápido.