DestaqueSaúde

Prefeitura manterá 14 Centros de Saúde abertos no final de semana

As pessoas com sintomas respiratórios e gripais devem procurar atendimento primeiramente nos Centros de Saúde para avaliação

foto: divulgação – Mais uma vez, a Prefeitura de Campinas vai manter 14 Centros de Saúde (CSs) abertos no final de semana para atender pessoas com sintomas respiratórios e gripais. As unidades funcionarão no sábado, dia 27 de março, e no domingo, dia 28 de março, das 7h às 17h.

O atendimento é exclusivo para pessoas com quadros suspeitos de Covid. O objetivo é reduzir a procura nos Prontos-Socorros e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Rede Mário Gatti.

Entre os Centros de Saúde estão: o Perseu Leite de Barros; o Vicente Pisani Neto (Satélite Íris 2); o Floresta; o São Marcos; o Aurélia; o Costa e Silva; o São Quirino; o Capivari; o Santo Antônio; o Vista Alegre; o Campo Belo; o Vila Ipê; o São José; o São Bernardo.

Nos dias 20 e 21 de março, primeiro final de semana em que foi adotada a estratégia, foram atendidos 2.015 pacientes com sintomas suspeitos de Covid nestes CSs.

Com a avaliação positiva dessa medida, a Secretaria de Saúde resolveu mantê-la no próximo final de semana. Segundo a diretora municipal de Saúde, Deise Fregni Hadich, o funcionamento dos CSs deixou os Pronto Atendimentos e os Pronto-Socorros menos sobrecarregados e livres para receberem os casos mais graves.

“Todos os casos considerados graves que foram atendidos nos 14 Centros de Saúde foram removidos pelo Samu para atendimento em ambiente hospitalar”, esclareceu a diretora.