Pátio Municipal tem novo endereço a partir de segunda-feira, 04/03
Processo para retirada de veículos deve ser priorizado pelo WhatsApp ou Chatbot da Emdec
Fotos: Divulgação/Emdec – Os veículos removidos ao Pátio Municipal de Recolhimento e Guarda passarão a ocupar um novo endereço a partir da hoje (segunda-feira, 4 de março). O serviço, atualmente localizado na Vila Industrial, na sede da Emdec, passará a ser realizado na Rua Miguel Cascaldi Júnior, 141, no Jardim São José. A mudança ocorre dentro do contexto das transformações promovidas na área do Pátio Ferroviário.
Com isso, os veículos que forem apreendidos por infrações de trânsito pela Emdec, Polícia Militar e Guarda Municipal, deverão ser retirados no novo local. Em relação aos veículos removidos anteriormente, parte deles já terá sido levada do Pátio antigo ao novo, enquanto o restante será transferido dentro dos próximos 30 dias. Durante este período de transição, o proprietário será informado sobre o endereço em que deve retirar o veículo, no momento da tramitação da documentação. Os dias e horários de funcionamento para retirada do veículo no novo Pátio serão de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 18h.
Mas os cidadãos que precisarem do serviço devem ter atenção: a tramitação da documentação necessária à liberação dos veículos apreendidos continuará sendo realizada pela equipe da Emdec, na Vila Industrial. Por isso, é importante que os usuários priorizem resolver a documentação pelos meios digitais da Emdec, indo ao Pátio apenas para a retirada do veículo, poupando tempo e ganhando agilidade. Isso porque, se optarem por solucionar a documentação presencialmente, poderão ir a dois endereços diferentes: deverão comparecer à Rua Antônio Manoel, 50, Vila Industrial, para esta primeira etapa; e, depois, retirar o veículo no local indicado, com a possibilidade de o veículo já estar no novo Pátio, no Jardim São José.
Pátio Municipal – Documentação pode ser resolvida sem sair de casa
Desde março de 2023, já é possível resolver toda a parte documental para a liberação de veículos apreendidos no Pátio pelo Chatbot da Emdec. Pelo WhatsApp da empresa (19) 3731-2910, o serviço está disponível desde julho. Optando por este meio de atendimento, o proprietário ou procurador pode comparecer ao Pátio apenas para a retirada do veículo, sem precisar de senha ou enfrentar fila, em processo que costuma durar poucos minutos.
Em 2023, 6.431 veículos foram recolhidos ao Pátio Municipal, e 5.835 foram liberados até dezembro. Com o alto volume de atendimento, os canais digitais são uma alternativa para quem quer poupar tempo.
Durante o ano passado, desde o lançamento das ferramentas digitais pela Emdec, os atendimentos realizados pelo WhatsApp relacionados ao Pátio superaram os voltados a multas, por exemplo. Foram 2.227 contatos sobre veículos apreendidos. Outros 76 foram realizados via Chatbot.
No entanto, Celso Lima, coordenador da área de Operação e Controle de Pátio da Emdec, alerta que há condutores que apenas usam a ferramenta para buscar informações sobre a liberação, optando pelo atendimento presencial, em vez de finalizar o processo pelos canais digitais. A escolha pode custar mais tempo ao usuário, que precisa retirar senha no local e aguardar o atendimento. E agora, com a mudança de endereço do Pátio, optar pelo atendimento presencial também poderá causar a ida a dois endereços diferentes.
Ele ressalta que também é comum que o proprietário busque o atendimento presencial com algum documento faltando, o que faz com que tenha que retornar em outro momento ou dia posterior, causando uma nova cobrança de estadia.
Em contraponto, quando a liberação é realizada pelos canais digitais, o usuário passa pouco tempo presencialmente no Pátio. “Chegamos a ter um atendimento on-line que o proprietário agendou a retirada do carro às 10h aqui no Pátio e às 10h20 já estava na rua com ele”, lembra Celso.
Saiba como usar o atendimento on-line do Pátio
Quem teve um veículo recolhido ao Pátio pode entrar em contato pelo WhatsApp da Emdec, pelo número (19) 3731-2910, ou pelo Chatbot, disponível no site da EMDEC .
Em ambas as ferramentas, o atendimento inicia de forma automatizada e é finalizado de forma humanizada, por colaborador especializado da própria Emdec, no período das 8h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, mesmo horário do atendimento presencial. Após esse horário, o usuário também será atendido pela Central de Atendimento. O horário é o mesmo para atendimento presencial, para a tramitação de documentação, na Vila Industrial.
Durante o processo, é possível tirar dúvidas, além de anexar e receber arquivos de imagem e documentos em formato PDF que sejam necessários para a liberação do veículo retido.