Música, teatro, literatura, arte urbana e shows com artistas consagrados receberão o público gratuitamente durante 24 horas nesse fim de semana
fotos: divulgação – Virada Cultural em Campinas. A cidade será a Capital Cultural do Estado de São Paulo neste final de semana, quando a cidade vai sediar a Virada SP, neste sábado, dia 20, e domingo, 21 de agosto, com cerca de 60 apresentações distribuídas por 18 locais da cidade.
Toda a programação da Virada SP 2022 Campinas é gratuita e aberta ao público. Serão 24 horas consecutivas de arte e cultura em espaços públicos e privados. A programação completa pode ser conferida no site http://viradasp.com/campinas/.
A Virada vai reunir diversas linguagens artísticas, como música, teatro, literatura, arte urbana, entretenimento e shows realizados por artistas locais e grupos consagrados regional, nacional e internacionalmente.
As atividades serão descentralizadas, ocorrendo em locais como Estação Cultura, Teatro Castro Mendes, Praça Corrêa de Lemos, Praça Bento Quirino, Biblioteca Zynk, Museu da Imagem e do Som (MIS), Arautos da Paz/Lagoa do Taquaral, Observatório Municipal e Cemitério da Saudade, Praça do Centro de Convivência, entre outros.
Também haverá atividades no Centro da cidade, com olhar para a revitalização da região, em alguns pontos como casas de cultura, CEUS, museus e bibliotecas.
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas se apresenta com o cantor Diogo Nogueira no domingo, dia 21 de agosto, às 11h, na Estação Cultura, como atração da Virada SP 2022 Campinas. É a primeira vez que a Sinfônica participa de uma Virada. A entrada é gratuita.
O maestro Carlos Prazeres, regente titular da Sinfônica conduz o concerto “4 x João” com a presença de Diogo Nogueira. “Meu querido amigo, com quem eu vou pela terceira vez dividir o palco. Estou muito feliz de ter Diogo Nogueira, uma voz privilegiadíssima, um talento incrível, de uma linhagem de sambistas incríveis”, diz Carlos Prazeres.
O músico e compositor Almir Sater participa da Virada SP 2022 Campinas com show neste sábado, 20 de agosto, às 16h, na Estação Cultura. A apresentação é gratuita e será no palco principal. A programação completa da Virada está no http://viradasp.com/campinas/.
Atualmente, Almir Sater pode ser visto no remake de “Pantanal”, realizado pela Rede Globo, em que interpreta o personagem Eugênio. Condutor de uma chalana, o personagem tem um propósito espiritual muito forte, preservando o equilíbrio daquela região. No elenco também está seu filho, Gabriel Sater, no papel do violeiro Trindade. Na novela, ambos foram vistos tocando juntos.
A Banda Melim se apresenta no domingo, 21 de agosto, às 18h, na Estação Cultura, como uma das atrações da Virada SP 2022 Campinas. A entrada é gratuita e será no palco principal. A programação completa da Virada SP Campinas está no http://viradasp.com/campinas/.
Ao todo são 22 cidades indicadas para sediar a Virada SP em 2022. Em Campinas, a Virada é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com o governo do Estado de SP, e desempenha a função de um grande evento de incentivo à arte local.
“A Virada SP edição Campinas vem coroar um plano muito bem estruturado visando transformar a cidade na Capital da Cultura do Estado de SP. Abraçamos esse título e tenho certeza que as pessoas perceberão, neste final de semana, a pujança cultural de Campinas”, disse a secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli