Universidade Estadual de Campinas divulgou as datas do seu concorrido vestibular para o próximo anos, confira:
foto: divulgação – As inscrições para oVestibular Unicamp 2022 terão início no dia 2 de agosto de 2021 e deverão ser feitas até dia 8 de setembro. O valor da taxa de inscrição será de R$ 180,00 e poderá ser pago até o dia 10 de setembro. A primeira fase será realizada no dia 21 de novembro de 2021 e a segunda fase acontecerá nos dias 16 e 17 de janeiro de 2022. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (em setembro e outubro). Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão entre os dias 19 e 22 de janeiro de 2022.
O calendário foi definido em reunião realizada com os responsáveis pelos vestibulares de universidades públicas do estado de São Paulo, com o objetivo de evitar que as datas coincidam e, assim, facilitar a participação dos candidatos interessados em mais de um processo seletivo. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) informa que, se necessário, pode haver ajustes no calendário do Vestibular Unicamp 2022, em função da divulgação futura das datas do Enem.
A Comvest irá receber os pedidos de isenção da taxa de inscrição, que valerá tantopara o Vestibular Unicamp 2022 como para a modalidade Enem-Unicamp 2022, a partir do dia 24 de maio. Os pedidos de isenção devem ser realizados exclusivamente pela internet, na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br), até o dia 15 de junho.O envio da documentaçãonecessária (descrita no Edital) é feito também pela internet. A lista dos estudantes contempladoscom a isenção será divulgada dia 30 de julho.
As isenções da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp são oferecidas em três modalidades: 1– para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio); 2– funcionários da Unicamp/Funcamp; e 3– para aqueles que se candidatarem aos seguintes cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental).
Inscrições e pagamento da Taxa de Inscrição – 2/8 a 8/9/2021 (pagamento até 10/9)
1ª fase – 21/11/2021
2ª fase – 16 e 17/1/2022
Provas de Habilidades Específicas – 19 a 22/1/2022
Divulgação da primeira chamada – 14/2/2020
Matrícula online da primeira chamada – a confirmar
O Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) da Unicamp realizará o processo seletivo 2022 no formato presencial, obedecendo todos as regras sanitárias preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (20) pela Comissão do Exame de Seleção do Colégio. O último processo seletivo para os ingressantes em 2021 aconteceu a partir de análise de histórico escolar devido às restrições causadas pela pandemia de Covid-19.
“No ano passado o modelo de análise de histórico escolar aconteceu em caráter de excepcionalidade pois desconhecíamos como iria evoluir a epidemia. Neste ano temos a experiência da Comvest como exemplo e expectativa de evolução no número de vacinados”, lembra a diretora do Cotuca, professora Vanessa Petrilli Bavaresco
A prova é composta por questões objetivas e uma redação. Para esta edição, em especial, a Comissão Acadêmica do Exame organizará um modelo que permitirá reduzir o tempo de duração, bem como redefinir os conteúdos programáticos que serão solicitados. Os interessados devem aguardar o dia 20 de junho, quando a Comissão pretende disponibilizar informações sobre as provas no site do Cotuca.
O Edital completo do Processo Seletivo 2022 com detalhes para inscrição dos candidatos deverá ser divulgado no início de agosto. A Comissão já informa, no entanto, que devido ao cenário sanitário, não serão permitidas as inscrições de “treineiros”, aqueles alunos que não completarão o ensino fundamental em 2021. O Comitê de Crise – Covid-19 orientará todos os protocolos de segurança para o dia da prova. Anualmente, em torno de cinco mil candidatos se inscrevem no Vestibulinho do Cotuca.
Os critérios de seleção serão baseados em um sistema de classificação que contemplará a ampla concorrência e percentuais mínimos para cotas étnico-raciais voltadas a estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, oriundos de escolas públicas. Além disso, também haverá classificação por cotas sociais voltadas a estudantes que cursaram o Ensino Fundamental II (do 6o ao 9o ano) integralmente na escola pública.