Desde o início da Campanha foram vacinadas 9.794 crianças de 1 a 4 anos. Prefeitura amplia ação nas escolas para imunizar as crianças
fotos: Eduardo Lopes – Campinas intensificou a partir desta semana a vacinação de crianças contra a pólio, conhecida como paralisia infantil, em escolas públicas de Campinas. Até 9 de setembro, equipes de saúde vão percorrer 60 escolas municipais e estaduais para contatar pais e fazer a vacinação no próprio colégio.
O objetivo da ação é aumentar o número de imunizados porque a cobertura vacinal está abaixo dos 95% esperados. No município, 9.794 crianças foram vacinadas contra a pólio desde 8 de agosto, o que representa 17% do público-alvo.
As equipes de saúde marcam um dia para ir à escola. Os pais são avisados e levam a carteirinha de vacinação das crianças no horário de entrada ou de saída para que os profissionais possam fazer a gotinha contra a poliomielite. Os enfermeiros também avaliam a necessidade de aplicar doses que estejam em atraso.
“A cobertura vacinal tem ficado aquém do preconizado. No caso da pólio, os resultados têm ficado abaixo da meta de 95% desde 2016; neste ano, a porcentagem de crianças vacinadas contra o sarampo não chegou nem em 50% no País. Com isto, aumenta o risco de reintrodução das doenças. E só conseguiremos sair dessa zona de risco se todos colocarem em dia a vacinação. É um compromisso de todos, dos pais, dos profissionais de saúde, dos gestores públicos, de toda sociedade”, afirma a articuladora do Programa de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli.
A gotinha contra a pólio é para crianças de 1 a 4 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), independente de já terem tomado todas as doses na rotina. Também estão disponíveis as 18 vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e dos adolescentes, sendo que neste caso são feitas as doses em atraso.
A Campanha contra a Pólio e de Multivacinação começou em 8 de agosto e está prevista para terminar no dia nove de setembro nas escolas e nos Centros de Saúde de Campinas. As salas de vacinas abrem às 8h e encerram o atendimento para vacinação 30 minutos antes do fechamento das unidades.
Procure o Centro de Saúde mais próximo, a partir das 8h.
A sala de vacinação, para esta campanha, mantém o atendimento na hora do almoço e fecha 30 minutos antes do fechamento do serviço.
Garantir a proteção contra doenças e evitar que algumas doenças já controladas voltem a afetar crianças e adolescentes. Vacinar é proteger contra:
1. paralisia infantil
2. sarampo
3. caxumba
4. rubéola
5. catapora
6. meningite
7. tuberculose
8. febre amarela
9. hepatites A e B
10. tétano
11. coqueluche
12. difteria
13. doenças diarreicas
14. papilomavírus humano
15. haemophilus influenzae
A caderneta de vacinação é um documento oficial com a informação das vacinas indicadas. O profissional de saúde pode, junto com você, avaliar o registro e identificar se as vacinas estão em dia ou se tem alguma dose faltando. Procure um Centro de Saúde para receber a orientação da equipe de enfermagem.
Sim. A partir de 3 anos de idade, a vacina contra a covid-19 pode ser aplicada no mesmo dia.
Mais informações no site da prefeitura
View Comments