Booking compartilha o que as pessoas de todas as partes do mundo fazem nessa época de confraternização e esperança
Para muitos, viajar é uma oportunidade de conhecer novas culturas. É por isso que 66% dos viajantes brasileiros* dizem querer desfrutar de novas experiências e visitar novos lugares em sua próxima viagem.
Não há época melhor para experimentar algo novo do que durante as festividades de fim de ano. Viajantes podem saborear comidas deliciosas, celebrar tradições culturais ou trocar o clima frio por temperaturas mais quentes. Além disso, cerca de 9 em cada 10 (87%) viajantes brasileiros dizem também que conhecer uma nova cultura os ajuda a se desconectar da rotina diária. Por isso, a Booking.com compartilha uma lista com algumas tradições festivas memoráveis pelo mundo, para ajudar a inspirar os viajantes que desejam celebrar uma tradição de fim de ano diferente, conforme se sentirem confortáveis e seguros para isso.
Na Alemanha, o Dia de São Nicolau é celebrado em 6 de dezembro e marca o início da temporada de Natal. A tradição é muito popular entre as crianças e teve origem no papel de São Nicolau como patrono das crianças e portador de presentes mágicos. As crianças colocam suas botas engraxadas na porta da frente ou perto da lareira e esperam encontrá-las cheias de pequenos presentes e doces pela manhã. Em Munique, passear pelo Christkindlmarkt é diversão garantida. No local é possível provar iguarias locais e comprar artesanato tradicional.
O Dia de Santa Luzia, celebrado anualmente no dia 13 de dezembro, é uma das maiores celebrações da Suécia. Ele marca o início das festividades de fim de ano, além de honrar a memória de Santa Luzia. Procissões à luz de velas são realizadas nas escolas e pelos coros locais, para celebrar o dia. Além disso, a tradição manda que os grupos escolham uma pessoa para ser Luzia e liderar a procissão. Alimentos tradicionais, como os pãezinhos de açafrão “Lussekatter” e os biscoitos de gengibre “Pepparkakor”, também são servidos para a ocasião.
Na Argentina as árvores de Natal são decoradas com bolas de algodão para representar a neve, enquanto o presépio tradicional (Pesebre) é a parte mais importante da decoração natalina das casas. Ao passear pela cidade à noite, viajantes verão imagens espetaculares no céu, graças às lanternas de papel contendo pequenas velas (globos) que são acesas ao redor da cidade. As trocas de presentes acontecem no dia 6 de janeiro, conhecido como o Dia de Reis, onde as crianças tradicionalmente deixam seus sapatos na porta para serem preenchidos com presentes para o dia seguinte.
Kwanzaa é uma celebração anual da cultura, união e desenvolvimento comunitário dos afro-americanos. A celebração acontece de 26 de dezembro a 1º de janeiro e é baseada em 7 princípios conhecidos como Nguzo Saba. Cada dia é dedicado a um desses princípios. Em toda a cidade de Nova York, há várias atividades familiares para celebrar a festividade, incluindo música ao vivo e artesanato no Brooklyn’s Kwanzaa Fest.
No Japão, o dia 31 de dezembro é conhecido como Omisoka, uma celebração tradicional. É um momento dedicado à solução de problemas antigos e ideal para se livrar de coisas velhas para dar lugar a um novo começo no ano novo. Família e amigos se reúnem para um banquete e aguardam o Joyanokane, ritual da meia-noite que envolve o tocar dos sinos. Para aqueles que procuram um começo de ano tranquilo, a dica é fazer uma visita a um dos santuários xintoístas, como o Santuário Fushimi Inari, assim que o relógio marcar meia-noite. Ou, então, para pessoas mais animadas, há muitas festas para começar o ano novo dançando com amigos e família.