Foto – Divulgação – A Stellantis inaugurou em Osasco (SP), o seu primeiro Centro de Desmontagem Veicular Circular AutoPeças. A empresa é a primeira fabricante da América do Sul a ter uma planta industrial dedicada ao desmonte de veículos sinistrados ou em fim de vida útil.
As peças usadas em perfeitas condições, recuperadas dos veículos desmontados, serão comercializadas para consumidores finais em canais físicos e digitais. Em Osasco (SP), o atendimento será realizado na loja física instalada em um contêiner de vendas. No ambiente online, os componentes estarão disponíveis na loja oficial da Circular AutoPeças no Mercado Livre e, em breve, também em um e-commerce próprio. Todas as vendas seguem os critérios de rastreabilidade e segurança do Detran, garantindo conformidade com a legislação e peças em perfeitas condições de uso, com qualidade e procedência certificadas.
O Centro de Desmontagem Veicular Circular AutoPeças recebe veículos sinistrados, classificados como perda total, ou automóveis que chegaram ao fim de sua vida útil. Esses veículos são adquiridos por meio de leilões. As peças aptas ao reaproveitamento são separadas para reuso ou remanufatura com classificação, valor de mercado e etiqueta de rastreamento emitida pelo Detran. Cada veículo é vinculado a uma “carteira de desmonte”, emitida por fornecedor homologado, que contempla até 49 grupos de peças com – 3 – rastreabilidade total, incluindo informações sobre o veículo de origem, quem realizou o desmonte e a procedência da peça. Além das exigências dos órgãos reguladores, a Stellantis utiliza um sistema próprio para codificação e controle de qualidade, assegurando a padronização de todo o processo.