Novas placas foram instaladas pela Emdec nesta semana para indicar pontos sujeitos a alagamentos e orientar condutores a evitarem aquelas regiões durante as chuvas fortes
Foto: divulgação EMDEC – A sinalização preventiva que alerta condutores sobre locais sujeitos a alagamentos foi estendida para pontos críticos dos eixos das avenidas Amoreiras, Ruy Rodriguez e John Boyd Dunlop (JBD). A medida adotada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) está alinhada ao Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PCPDC) da Prefeitura de Campinas. O objetivo é ampliar a segurança dos condutores, evitar acidentes em períodos de chuvas intensas e preservar vidas.
A sinalização vertical de advertência indica “Área sujeita a alagamento / Em caso de chuva, evite essa via”. A escolha dos pontos está baseada nos registros de ocorrências mapeados pelo Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte (CCO) durante fortes chuvas. Os locais integram os Corredores BRT e recebem a circulação de linhas BRT e convencionais.
Eixo Amoreiras
– Próximo à av. Dom Joaquim Mamede da Silva e ao Corpo de Bombeiros (duas placas, uma por sentido).
– Próximo à r. Dr. Alves do Banho e ao Oba Hortifruti (duas placas, uma por sentido).
Estes locais já contam com câmeras, que auxiliam o monitoramento remoto durante os temporais.
Eixo Ruy Rodriguez
– Próximo ao viaduto da rodovia dos Bandeirantes.
Eixo John Boyd Dunlop
– Próximo ao viaduto da rodovia Anhanguera (2 placas, uma por sentido).
A sinalização preventiva já estava presente nos seguintes eixos / regiões:
– Av. Princesa D’Oeste;
– Av. Orosimbo Maia;
– Curtume;
– Piçarrão;
-Taquaral;
– Barão Geraldo;
– Sousas.
O acompanhamento das condições de segurança viária realizado pelo CCO da Emdec durante chuvas intensas conta com o apoio tecnológico das câmeras de videomonitoramento, instaladas em pontos estratégicos. As duas mais recentes foram ativadas nesta semana na área do antigo Kartódromo (portão 6 da Lagoa do Taquaral).
A depender do nível de água e impactos no viário, o monitoramento remoto aciona os agentes em campo para avaliar, do ponto de vista operacional, a necessidade de interdições.
O videomonitoramento com essa finalidade está presente nos eixos das avenidas José de Souza Campos (Norte-Sul), Orosimbo Maia, Anchieta, Princesa D’Oeste, na região do Curtume (rua Sylvio Moro e avenidas João Batista Morato do Canto e Dr. Carlos de Campos) e no distrito de Sousas.
Alertas estão presentes em 58 painéis
Desde 2023, Campinas conta com painéis informativos de led que exibem alertas aos condutores sobre áreas a serem evitadas em situações de chuvas intensas, em tempo real. Atualmente, são 58 painéis distribuídos em sete eixos, suscetíveis a alagamentos. Os painéis ficam nas avenidas Norte-Sul, Orosimbo Maia, Princesa D’Oeste, Anchieta, Taquaral, Curtume e Sousas.
Os painéis são ativados pelo CCO da Emdec, por meio do monitoramento remoto das câmeras existentes nos principais eixos ou a partir da avaliação operacional in loco realizada pelos agentes da mobilidade urbana. Também estão alinhados aos alertas meteorológicos emitidos pela Defesa Civil e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Outra medida preventiva adotada é o lançamento de alertas de pontos críticos no Waze, em dias com alto volume de chuvas. Há alertas preventivos, fixos na ferramenta, e “bloqueios virtuais”, que têm a função de alertar os condutores que utilizam o aplicativo para que evitem as regiões com alagamentos.