Serviço de drive-thru, armários inteligentes e ações de sanitização e desinfecção servem para segurança dos clientes
foto: divulgação – O início da pandemia do Coronavírus trouxe uma nova realidade para os shoppings centers. Com as atividades encerradas desde março, os empreendimentos utilizaram o período de fechamento para se prepararem para a retomada. Baseado em experiências internacionais, o Parque das Bandeiras, do grupo Ancar Ivanhoe, uma das maiores empresas de shoppings do país, implementou novos protocolos preventivos e investiu em tecnologias especializadas para reforçar a sanitização do equipamento e garantir que o ambiente dos shoppings sejam espaços ainda mais seguros para todos os seus frequentadores com a campanha “Cuidando de você”.
Dentre as principais medidas, está a contratação de um serviço especializado em desinfecção. Equipamentos e produtos de higiene regularizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) serão utilizados a cada três horas em todo o empreendimento, principalmente nas áreas muito tocadas, como corrimãos, botões de elevadores, balcões e mesas, além dos banheiros, praças de alimentação e máquinas de auto atendimento.
Respeitando as determinações da prefeitura de Campinas, o shopping ainda irá operar em horário reduzido, diariamente das 16h às 20h, até gradualmente voltar ao funcionamento convencional. Todas as lojas deverão seguir o mesmo esquema de funcionamento, exceto cinemas, teatros, operações de entretenimento e atividades infantis, que seguirão fechados até novas orientações dos órgãos públicos. Restaurantes, sorveterias e cafeterias vão poder atender apenas no modelo drive-thru ou delivery.
Ao acessar o shopping, lojistas, colaboradores, fornecedores e também clientes deverão ainda usar máscaras e terão suas temperaturas corporais aferidas por um termômetro digital infravermelho. Todos aqueles que registrarem mais de 37,8ºC seguirão os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e não poderão acessar o complexo de lojas.
O pacote de medidas ainda inclui o controle do fluxo de pessoas com a redução da capacidade de ocupação em 20%. Controles no acesso às lojas também serão realizados de acordo com o decreto local. Pontos de álcool em gel e espuma desinfetantes também ficarão à disposição dos clientes nos corredores dos complexos do grupo. O empreendimento vai receber ainda lixeiras exclusivas para o descarte de máscaras.
Com a reabertura dos empreendimentos, os estacionamentos também ganham uma nova tecnologia. As cancelas que hoje exigem o toque no botão para liberação, vão funcionar por aproximação, sem necessidade de contato com equipamento, reduzindo o risco de contágio.
O serviço de valet, empréstimo de carrinhos de bebê, cadeira de rodas, scooter, carregadores de celulares, bebedouros seguirão suspensos. Algumas áreas do shopping como fraldário, balcão de informações e alguns banheiros também estarão fechados. Para garantir o acesso à informação, o Serviço de Atendimento ao Cliente será digitalizado e realizado pelo Whatsapp ou telefone fixo, garantindo informação e segurança.
“Nossa prioridade é zelar pela segurança das pessoas. Por isso, estamos atentos a todas as orientações dos órgãos de saúde e tomando todas as medidas necessárias para garantir um ambiente saudável para todos que passam diariamente no nosso shopping. Desde práticas de sanitização até serviços de apoio aos lojistas, como o delivery e drive-thru”, garante o superintendente do Shopping Parque das Bandeiras, Fernando Castanheira.
Para auxiliar nas vendas dos lojistas, o shopping segue com o serviço de entregas por drive-thru, que acontece desde o período de vendas para o Dia das Mães, assim como o delivery e Retire Aqui. Com este último serviço, o cliente pode entrar em contato diretamente com a loja, efetuar a compra via WhatsApp ou loja virtual e optar por retirar o produto nos armários inteligentes ou e-lockers disponíveis nas áreas de acesso do shopping. Basta usar o QR Code disponibilizado pela marca para destrancar a gaveta e ter acesso à própria compra em até 72 horas.
A proposta busca disponibilizar facilidade de compra, entrega eficaz e pagamento digital, com a confiança e eficiência que os clientes que visitam diariamente o Parque das Bandeiras já estão acostumados. O cliente faz a compra pelo meio digital de cada uma das operações e escolhe a forma como deseja receber a mercadoria.
Antes de chegarem às mãos do consumidor, todos os produtos são rigorosamente higienizados pelo vendedor, que efetua a entrega utilizando máscara de proteção, sem que o cliente saia do carro.
Para garantir que os shoppings sejam um ambiente seguro para circulação, Castanheira ainda reforça que é fundamental que os lojistas sigam todas as medidas orientadas pelos empreendimentos. Para isso, o Parque das Bandeiras consolidou em uma cartilha com todas as orientações e novas normas a serem cumpridas.