Público infantil representa 9,3% dos 2 mil usuários cadastrados; Saiba como utilizar o serviço
Foto: divulgação/EMDEC – A acessibilidade e dignidade no deslocamento também são direitos das crianças. E em Campinas, esse direito é garantido pelo PAI-Serviço. Atualmente, 186 usuários cadastrados têm idade de até 12 anos – o número representa 9,3% do total de 2.003 pessoas cadastradas.
Gerido pela Emdec o PAI-Serviço realizou um total de 92.125 viagens entre janeiro e setembro deste ano.
Entre as 186 crianças transportadas, 114 são meninos (61,3%) e 72 meninas (38,7%). Outros 86 (4,3%) usuários cadastrados são adolescentes, com 13 a 18 anos de idade. Adultos com 19 anos ou mais representam 86,4% dos usuários cadastrados – são 1.731 pessoas.
Para ter direito ao serviço, as crianças e adolescentes precisam apresentar deficiência física ou restrição severa de mobilidade. Os deslocamentos solicitados devem atender necessidades ligadas à saúde (clínicas, farmácias de alto custo, hospitais), atendimento socioassistencial, instituições de ensino e atividades diversas (igreja, esporte, lazer, visita a familiares). As viagens que envolvem crianças são realizadas sempre com acompanhamento dos pais ou responsáveis.
Chamado de porta a porta, o transporte oferecido pelo PAI-Serviço busca o usuário no local e horário agendado e leva ao ponto de destino, oferecendo também a viagem de volta. Atualmente, o PAI-Serviço conta com uma frota de 55 vans adaptadas.
O pequeno Davy Gabriel Fabiano da Silva, de 11 anos, que apresenta paralisia cerebral, é usuário do PAI-Serviço há dois anos. “Utilizamos o transporte para acessar clínicas e farmácias de alto custo, cerca de cinco vezes por mês. É muito bom contar com um transporte que nos leva ao destino necessário”, observa a mãe Ana Paula Fabiano da Silva. “Se eu precisasse fazer esses deslocamentos de carro ou ônibus municipal seria muito mais custoso. Com o PAI-Serviço, embarcamos na frente de casa, os motoristas são atenciosos e o Davy viaja com conforto, muitas vezes, ele faz o percurso dormindo”, conta.
Pessoas autistas com restrição de mobilidade, que necessariamente utilizem cadeira de rodas ou andador, também podem ser beneficiários do PAI-Serviço. Entre os 186 usuários com idade até 12 anos, 11 apresentam autismo infantil e utilizam equipamento previsto em legislação (cadeira de rodas ou andador).
A análise dos pedidos realizada pela Emdec considera o equipamento utilizado pela pessoa com mobilidade reduzida e não apenas a condição de autista mencionada na avaliação médica.
Os veículos do PAI-Serviço circulam de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados, das 6h30 às 18h. Podem se cadastrar para utilizar o serviço pessoas com deficiência física ou restrição severa de mobilidade. Basta preencher formulário disponível no site.
O usuário deverá passar por avaliação médica para caracterização da deficiência (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde – CID). O médico deverá assinar e carimbar o formulário, com o número de inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM).
O formulário e documentos necessários devem ser enviados à Emdec pelos Correios (rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial), ou em formato digital pelo Fale Conosco Emdec Web ou via aplicativo.
Também é possível entregar nos postos do Agiliza Campinas: Barão Geraldo (rua Luiz Vicentin, 195), Campo Grande (Subprefeitura, na Praça da Concórdia), Nova Aparecida (rua João Carlos do Amaral, 105) e Ouro Verde (avenida Ruy Rodrigues, 3.900). Os postos funcionam de segunda a sexta, das 8h às 16h.
O serviço também está disponível no aplicativo da Emdec, disponível no Google Play e na App Store. Nesse caso, o usuário pode agendar as viagens com até 30 dias de antecedência, além do cronograma padrão. Concluído esse processo, a Emdec entrará em contato para agendamento de uma visita técnica na residência do interessado.
Após a aprovação do cadastro, o usuário deve agendar as viagens pelo Fale Conosco 118 (Opção 2), aplicativo, Whatsapp (19 3731-2910) ou chatbot da Emdec, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, de acordo com cronograma disponível no endereço do PAI.
Os usuários também devem confirmar suas viagens, pelos canais digitais da Emdec, a partir das 16h do dia anterior. Basta informar o código de usuário e o protocolo da solicitação. Não é preciso falar com um atendente. A confirmação também pode ser feita na página Consulta de agendamentos do PAI-Serviço.