CampinasDestaque

Operação Estiagem começa nesta 4ª e vai até 3 de setembro

A Defesa Civil de Campinas inicia nesta quarta-feira, 1o de maio, a Operação Estiagem 2019, período em que coloca em prática as ações de prevenção a riscos propícios nesta época do ano, com destaque para as queimadas.    Este ano o órgão vai monitorar as áreas de incêndios por meio de imagens de satélites, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O Instituto fornecerá imagens capturadas por satélites que possam ajudar a Defesa Civil a identificar terrenos que apresentem algum potencial de risco no município.   

O uso de imagens de satélites foi usado no ano passado, mas de forma experimental. O resultado: foram realizadas 243 vistorias durante os quatro meses da estação, graças às imagens que foram disponibilizadas.   

A Operação Estiagem vai até o dia 3 de setembro. O período é marcado pela falta de chuvas, pela baixa umidade relativa do ar e as altas temperaturas que são causas dos focos de incêndios.   “A tecnologia servirá como um instrumento importante de prevenção contra incêndios. Diversos profissionais foram treinados neste ano para manusearem a ferramenta da melhor forma possível”, disse o diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado.   

A Defesa Civil é a protagonista da operação, mas todo o trabalho envolve uma ação multidisciplinar de secretarias que compõem o Comitê Municipal de Gestão de Risco e Gerenciamento de Desastres. O comitê é constituído por um representante titular e um suplente de órgãos da Administração direta e indireta. Cada um executa sua tarefa para aumentar a resiliência das comunidades a fim de evitar as ocorrências graves durante o respectivo período, seja no verão ou na estiagem.   

Campinas é certificada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como cidade modelo de boas práticas na construção de resiliência para a redução de riscos e desastres. No site “Campinas Resiliente”, as pessoas interessadas podem acompanhar os alertas recebidos pela Defesa Civil. O site pode ser acessado no endereço https://resiliente.campinas.sp.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.