foto: divulgação – A IMA (Informática de Municípios Associados) promoveu um treinamento voltado a educadores de Campinas para utilização do sistema Integre, que passou a ser interligado automaticamente à Secretaria Escolar Digital do Estado. O novo procedimento facilita o trabalho dos gestores escolares, que passam a realizar de uma só vez o lançamento das informações referentes ao registro da vida escolar dos estudantes.
A solução integra as duas plataformas on-line criadas para centralizar, agilizar e facilitar todas as operações que envolvem a gestão diária da administração escolar. O Integre Municipal e a SED reúnem informações como os dados cadastrais, histórico escolar e até o boletim escolar, que pode ser acessado digitalmente pelos pais.
A coordenadora pedagógica do Núcleo de Educação Infantil da Prefeitura de Campinas, Renata Esmi Laureano, explicou que a integração é fundamental para facilitar o trabalho dos diretores de escola e demais educadores. “O benefício maior é para os gestores e também para as famílias dos alunos. Os diretores das escolas terão um trabalho a menos porque vão alimentar somente um sistema. Para as famílias, agiliza um pouco mais o processo, para que elas possam ter os dados incluídos no sistema, como por exemplo a geração de vagas”, avaliou.
O analista de Sistemas da IMA, Leonardo de Frabris Lopes, salientou que, após o início do funcionamento da SED, foi necessário promover a integração ao sistema de gerenciamento eletrônico que já existia na Prefeitura de Campinas há mais de uma década. “É muito mais fácil usar somente o sistema municipal porque ele já transmite automaticamente as informações para o sistema estadual”, colocou. Outros benefícios garantidos pela integração das plataformas são a fidelidade e a segurança das informações cadastrais dos alunos.