Equipe já está atendendo no hospital e propõe ainda mais eficiência ao serviço investindo na formação de residentes
foto: Raquel Mattos – O atendimento oncológico do Hospital PUC-Campinas ganha um importante reforço com a chegada do Grupo SOnHe na coordenação da oncologia clínica do hospital. A parceria iniciada oficialmente no dia 17 de janeiro, prevê o atendimento diário de pacientes designados pela Prefeitura de Campinas, através do sistema Cross (Central de regulação de Ofertas de Serviços de Saúde). O volume é grande e variável, girando em torno de 1.000 tratamentos por mês, contemplando atendimento, de forma gratuita, a pacientes do SUS.
A formação técnica de novos oncologistas através de programa de residência médica também será reforçada na parceria entre o Hospital e o SOnHe que, pela primeira vez, atua como grupo em saúde pública, desde a sua fundação. O Grupo SOnHe é formado por 12 médicos oncologistas e hematologistas e, tradicionalmente, atuava em hospitais públicos, mas de forma individual, participando de equipes institucionais. Para André Sasse, CEO do Grupo SOnHe e coordenador da oncologia clínica do Hospital, essa parceria vai permitir que o grupo traga sua vivência clínica de forma integrada. “Essa experiência com organização, gestão, qualificação e acreditação, que é a certificação por entidades que avaliam a qualidade dos serviços, que a gente traz como grupo. Então, a equipe trabalhando em conjunto, tanto no serviço privado quanto público, dividindo responsabilidades, organização dos protocolos, diminui consideravelmente a distância entre o atendimento público e privado”, reforça o oncologista.
O Hospital PUC-Campinas tem um histórico de referência no atendimento de pacientes oncológicos. A parceria com o Grupo SOnHe vem para somar experiências e multiplicar os resultados. O espaço destinado ao atendimento dos pacientes foi reformado e recebeu uma série de melhorias que proporcionam mais conforto ao paciente e ao profissional durante o tratamento. Essa, inclusive, é uma das grandes preocupações do Grupo SOnHe, que tem como objetivo oferecer aos pacientes do SUS o mesmo acolhimento e cuidado da rede privada. “A gente sabe que o acesso aos medicamentos é diferente nas redes, mas a dedicação do médico profissional não pode ser diferente. Então, essa visão que a gente tem de entrar como grupo para reorganizar um serviço grande que já existe, é justamente para dar uma qualidade maior de cuidado oncológico que Campinas precisa”, pontua André Sasse.
A parceria entre o Hospital PUC-Campinas e o Grupo SOnHe deve contemplar o atendimento médico ambulatorial de uma média de 60 pacientes por dia. Por mês, são esperados 100 novos pacientes oncológicos. De acordo com André Sasse, a demanda é grande, mas a parceria está montada para atender a essa demanda e até mesmo um número maior de pacientes que, eventualmente, possam chegar até o Hospital da PUC-Campinas. Segundo ele, os médicos do Grupo estão comprometidos com o atendimento no Hospital e com a formação de novos oncologistas clínicos, por meio do apoio teórico e prático aos residentes. “Em muitos serviços públicos, onde o atendimento de pacientes é represado, por não ter médicos suficientes, o médico residente muitas vezes acaba sendo visto como mão de obra barata no serviço e isso compromete sua formação, porque o residente não pode ser um autodidata, ele não pode aprender com os pacientes que ele está atendendo. Ele tem que ser orientado sobre como cuidar da melhor forma e isso, sim, é aprender trabalhando”, reforça Sasse.
Os médicos do Grupo SOnHe já estão atuando no Hospital PUC-Campinas e uma das metas imediatas é trabalhar de forma integrada com os demais profissionais do hospital, envolvendo toda a equipe de cirurgiões, clínicos, e tantas outras especialidades, no tratamento do paciente com câncer, oferecendo ainda mais atenção e cuidado. “A gente quer fazer parte do processo de construção de uma oncologia sólida, responsável, acolhedora, que seja exemplo pro Brasil, de atendimento adequado dentro da realidade do SUS”, explica André Sasse.
Sobre o Grupo SOnHe
O Grupo SOnHe – Oncologia e Hematologia é formado por oncologistas e hematologistas que fazem atendimento oncológico alinhado às recentes descobertas da ciência, com tratamento integral, humanizado e multidisciplinar no Hospital Santa Tereza, Radium Instituto de Oncologia e Madre Theodora, três importantes centros de tratamento de câncer em Campinas, e na Santa Casa de Valinhos. O Grupo oferece excelência no cuidado oncológico e na produção de conhecimento de forma ética, científica e humanitária, por meio de uma equipe inovadora e sempre comprometida com o ser humano. O SOnHe é formado por 11 especialistas sendo cinco deles com doutorado e três com mestrado. Fazem parte do Grupo os oncologistas André Deeke Sasse, David Pinheiro Cunha, Vinícius Correa da Conceição, Vivian Castro Antunes de Vasconcelos, Rafael Luís, Susana Ramalho, Leonardo Roberto da Silva, Higor Mantovani, Débora Curi e Isabela Pinheiro e pelas hematologistas Lorena Bedotti e Jamille Cunha. Saiba mais: no portal www.sonhe.med.br e nas redes sociais.