Mariana Conti, do PSOL, foi a mais votada com 10.886 votos. Pela primeira vez na história, Campinas tem uma mulher como a mais votada para vereadora
foto: divulgação – Campinas reconduz ao Legislativo 17 dos vinte e oito vereadores que concorreram à reeleição (60%) e dezesseis novos parlamentares assumirão cadeira na Câmara;
A Justiça Eleitoral finalizou a apuração dos votos das eleições municipais 2020, realizadas em Campinas e em todo o Brasil neste dia 15 de novembro. Dos 28 vereadores da cidade que concorreram à reeleição, 17 foram reconduzidos ao Legislativo pela população (60%). Outros dezesseis novos vereadores foram eleitos para a Legislatura 2021-2024, que se inicia no próximo dia 1º de janeiro – dentre estes, doze ocuparão o cargo pela primeira vez e quatro já foram vereadores anteriormente.
A renovação é maior em relação a 2016, quando dez novos vereadores foram eleitos. Contudo, na ocasião, apenas um dos 33 parlamentares não concorreu à reeleição, contra cinco que não concorreram no atual pleito.
A vereadora Mariana Conti (PSOL), que foi reeleita neste domingo (15), foi a recordista em votos para a Câmara nas eleições 2020 e única do ano a bater a casa de dez mil votos. Ao todo, a parlamentar que preside a Comissão Permanente da Mulher obteve 10.886 votos, e a partir de janeiro iniciará sua segunda legislatura seguida.
Confira a relação de vereadores eleitos para 2021-2014: