Campinas

Dia Nacional da Biblioteca: em Campinas, livro físico segue em alta

Cidade tem rede com 7 bibliotecas, que fez 11 mil atendimentos em 2023; neste ano, 2,5 mil empréstimos de publicações já foram realizados

Fotos: Firmino Piton – Mesmo com a chegada de novas tecnologias, com os programas de leitura pelas plataformas online, o livro físico segue com seu espaço garantido. Que o digam as sete bibliotecas públicas municipais de Campinas que, nesta terça-feira, 9 de abril, Dia Nacional da Biblioteca, têm muito a comemorar.

Os equipamentos municipais fecharam o ano de 2023 com 11 mil atendimentos – empréstimos, consultas e orientação de leitura e também atividades de promoção à leitura, tais como contação de histórias. Número 37,5% maior que os 8 mil atendimentos feitos em 2022.

Em relação aos empréstimos de livros propriamente ditos, no primeiro trimestre deste ano as bibliotecas municipal de Campinas emprestara 2.506 livros e gibis, mais 19 em braille, totalizando 2.525 empréstimos. O número do mesmo período do ano passado foi ainda maior: 2.981 livros e gibis mais 39 edições em braille – 3.020 empréstimos no total.

A Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink é a mais antiga de Campinas – tem 78 anos – e um bom termômetro dessa procura pelos livros. Nos três primeiros meses deste ano, foram 1.498 empréstimos. No ano passado, a biblioteca fez 1.705 empréstimos de livros no mesmo período.

Campinas possui sete bibliotecas, inclusive uma dedicada exclusivamente ao público infantil, que fica no Bosque dos Italianos, no Jardim Guanabara.

Entre 2022 e 2023 também foram doados mais de 6 mil exemplares de livros em feiras e eventos desenvolvidos pelas bibliotecas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

A estudante Beatriz Ferreira, de 16 anos, moradora de Campinas, é frequentadora da Biblioteca Manoel Zink. “Comecei a vir à biblioteca por causa da escola e por estar perto da minha casa. Gosto daqui porque é calmo e tem livros muito bons”, diz. No começo, ela pegava gibis da Turma da Mônica para ler. Hoje, curte mais os mangás (histórias em quadrinhos ou romances originários do Japão).

Acesso à cultura

A Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink é um espaço importante para o acesso à informação e à cultura em Campinas, onde pessoas de todas as idades e classes sociais podem ter acesso a livros, revistas, jornais e outros materiais para diversos fins.

O local é um instrumento que vai além da busca literária: um local de interação e manifestações culturais e artísticas.

A biblioteca possui uma área multiuso, onde são realizadas oficinas, feiras, bate papos, conversa com autores e lançamentos de livros.

A Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink é um espaço importante para o acesso à informação e à cultura em Campinas

“A biblioteca busca a inclusão de diversas maneiras; desde um evento literário infantil como forma de atrair as crianças para a importância da literatura, ou uma roda de capoeira, com um universo culturalmente rico para um ambiente antes visto como acadêmico e literário apenas”, observa a especialista em informação – biblioteconomia e chefe de setor da biblioteca Professor Ernesto Manoel Zink, Suze Elias.

Setores

Lá, há um setor chamado de “circulante”, onde, como o próprio nome sugere, as pessoas podem circular pelas estantes de livro e emprestar o material. “É o setor que recebe o maior fluxo ultimamente; o acervo tem todas as áreas do conhecimento, mas o grande forte dele é a literatura, com os grandes autores e autoras, literatura infantil e juvenil”, afirma Suze.

A biblioteca também tem as chamadas coleções especiais, um acervo de obras só para consulta local, como coleções do século 19, muitos folhetos, autores campineiros e informações sobre a história da cidade.

Há, ainda, a Hemeroteca, que está ligada ao setor de periódicos. São recortes de jornais feitos desde 1946. No fim dos anos 90, esse material foi todo digitalizado por professores da PUC–Campinas e da Unicamp, reunindo relatos de 50 anos de história de Campinas. E o setor em braille, com o trabalho de produção de material para pessoas que estão fazendo uma graduação e têm alguma necessidade específica.

Informação

Suze Elias lembra ainda que a Biblioteca Zink atende as necessidades de informação para todos os cidadãos, desde o acesso à literatura ou internet por pessoas de baixa renda até um estudante fazendo uma pesquisa mais estruturada para um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) por exemplo; ou ainda um evento de lançamento de um livro, com roda de conversa com o autor, sempre aberto a todo o público, servindo como um espaço de inclusão. “Porém, não deixamos de oferecer a busca literária padrão”, ressalta Suze.

A Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 17h. Para o empréstimo de livros, é preciso se cadastrar com RG, CPF e comprovante de residência atualizado. O cadastro é gratuito.

Conheça as Bibliotecas Municipais de Campinas

Biblioteca Pública Municipal “Joaquim de Castro Tibiriçá”Telefone (19) 3733-7347 – Rua Quintino Bocaiúva, s/nº – Praça Ópera Salvador Rosa – Bonfim. De Segunda a sexta, das 11h às 12h – 13h às 16h30

Biblioteca Pública Distrital de Sousas “Guilherme de Almeida”Telefone (19) 3258-4515 – Segunda a sexta, das 9h às 12 – 13h às 17h

Biblioteca Pública Infantil “Monteiro Lobato” – Telefone (19) 3234.2613 – R. Albano de Almeida Lima, s/nº – Bosque dos Italianos – Praça Samuel Wainer – Jardim Guanabara Segunda a sexta, das 9h às 13 h. Segunda a sexta, das 9h às 13 h.

Biblioteca Pública Municipal “Cora Coralina” – Rua Dom Gilberto Pereira Lopes, s/nº – Vila Padre Anchieta. Telefone (19) 3733-3592. Segunda a sexta, das 9h às 17h.

Biblioteca Pública Municipal “Prof. Ernesto Manoel Zink” – Avenida Benjamin Constant, nº 1.633 – Centro. Telefone (19) 2515.7091. Segunda a sexta, das 09h às 17 h.

Biblioteca Pública Municipal Vila Esperança

Biblioteca Pública Municipal Jardim Florence

Related Post
Share
Published by
ouroverde