Marcha cívico-militar, que volta a ocorrer após dois anos, marca a comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil
fotos: Carlos Bassan – Campinas realiza nesta quarta-feira, o desfile cívico-militar de 7 de Setembro. Na data se comemora o bicentenário da Independência do Brasil. O evento, que volta a ser realizado após dois anos, por conta da pandemia de covid-19, será na avenida Francisco Glicério, no Centro de Campinas.
Neste ano, comparecerão à marcha 5.200 integrantes de 48 corporações, entre as quais o Exército, a Escola de Cadetes, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal, a Defesa Civil, escolas públicas e particulares e outras entidades representativas da sociedade civil. Espera-se um público de 20 mil pessoas.
A abertura será no Largo do Rosário, às 7h45, com o prefeito de Campinas, Dário Saadi, que fará a revista na tropa do Exército. Depois segue às 8h, para o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Campinas.
Em seguida, os participantes começam o desfile a partir do Largo do Pará e descem a Avenida Francisco Glicério até o entroncamento da rua Marechal Deodoro (altura do prédio da antiga PUC Central).
Todo este contingente de pessoas fará o percurso a pé, ou em formação ou em veículos – serão 380 entre carros, motos e blindados – que se apresentarão em oito blocos.
O primeiro será do Exército, que desfilará em viaturas e motos, em grupamento motorizado. O segundo bloco é dos militares que desfilam em formação e três escolas militares. O terceiro é das entidades, seguido do quarto, que trará o bloco das Nações, com a participação das embaixadas do Japão, China mais a cidade de Wushu, Líbano, Itália, Reino Unido e França. Neste bloco, haverá, pela primeira vez, a participação do setor de agronegócio, com o desfile de três tratores.
Em seguida, as escolas particulares e as municipais participarão com alunos dos Centros de Educação Infantil que estarão em seis trenzinhos. Depois, desfilam a Federação dos Moto Clubes do Estado de São Paulo, Fusca, Clube do Puma e Família Absoluto. O Lar dos Velhinhos desfilará com o Clube do Fordinho e haverá os Fã Clube Star Wars, Olho de Tigre e outras participações.
Após o desfile de 7 de Setembro, será realizado o Grito dos Excluídos.
A Semana da Pátria é uma parceria da Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura e Turismo, de Educação, de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia e Inovação, Serviços Públicos, Emdec, Setec, Sanasa, Administração do Paço com o Exército, a Escola de Cadetes, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal, a Defesa Civil, CPFL, escolas públicas e particulares e outras entidades representativas da sociedade civil.
Este ano, comemoram-se os 200 anos da Independência do Brasil, ou seja, marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política do país, ocorrida em 1822, por Dom Pedro I, às margens do Rio Ipiranga. Este evento ficou conhecido, na época, como o Grito do Ipiranga.