População deve ficar atenta, buscar abrigo em caso de temporal forte e jamais enfrentar enxurradas
foto: Carlos Bassan – A Defesa Civil de Campinas fez uma reunião de planejamento após emitir um alerta para a previsão de precipitação de 250 mm de chuva na região de Campinas entre sexta-feira, dia 28, e domingo, dia 30. A perspectiva é de chuvas fortes, com momentos de tempestade, seguidas por raios, ventos e granizo.
A orientação é buscar abrigo e, em caso de emergência, acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193. E também consultar o resiliente.campinas.sp.gov.br que tem um sistema de alerta 24 horas.
“As principais recomendações para a população são nunca enfrentar enxurrada; qualquer alteração, anormalidade, fissura, trinca que for percebida no imóvel, a pessoa consultar imediatamente a Defesa Civil pelo 199”, orienta o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado. “É importante que a população fique atenta, e busque abrigo em caso de temporal forte”, explica.
Atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos, segundo orientação do órgão.
“Para se ter uma ideia do que são 250 mm, nestes últimos dias choveu 171,8mm e já foi intenso. A preocupação maior é quando há temporal”, explicou Sidnei Furtado.
Como medida de prevenção, o cidadão pode se cadastrar no Sistema de Alerta da Defesa Civil, que envia mensagens de texto com recomendações e avisos sobre chuva, raios e temporais. O serviço é gratuito.
Para se cadastrar, basta enviar um SMS para o número 40199, colocando o CEP da residência no assunto da mensagem.