Herbert de Souza está em operação há 25 anos e só em 2024 já possibilitou a entrada de mais de 40 estudantes em universidades públicas, colégios técnicos e institutos federais
Fotos: Divulgação – O Cursinho Preparatório Herbert de Souza, está com matrículas abertas para pessoas interessadas em prestar vestibular e/ou vestibulinho ao longo de 2024. Ao todo são 300 vagas, distribuídas em turmas no período matutino, diurno e noturno. As matrículas deverão ser feitas pessoalmente, na sede da entidade, até o dia 9 de março.
Em operação desde o ano de 1998, o Cursinho Alternativo Herbert de Souza foi fundado com o propósito de preparar jovens estudantes oriundos das escolas públicas para que estes disputassem as vagas com mais chances de inserção nas faculdades públicas, estaduais e federais.
“Estudantes interessados podem ir diretamente à secretaria do Cursinho, das 9h às 20h, munidos de documento de identidade e comprovante de endereço”, aponta a professora, doutora em Educação e coordenadora Administrativa do cursinho, Márcia Anacleto, que também é ex-aluna do projeto.
Só em 2024, o cursinho Herbert de Souza aprovou mais de 40 estudantes, tendo estes ingressado em universidades, colégios técnicos, institutos federais e concursos públicos.
O cursinho é um projeto popular que atua há mais de 25 anos com educação preparatória para vestibular (UNICAMP, USP, UNESP, UNIFESP, UFRJ), vestibulinho (COTUCA, COTIL, ETECAP, ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), e mais recentemente também passou a atender o público interessado em prestar concursos públicos.
O intento provou-se positivo e hoje a entidade coleciona histórias de homens e mulheres da periferia, alunos de escola pública, que, por meio do trabalho oferecido pelo cursinho, conseguiram cursar faculdade e assim, em muitos casos, romper ciclos familiares de impossibilidade de acesso ao ensino superior.
Márcia Anacleto é uma destas histórias transformadas por meio da educação. “Estudei no Cursinho em 2000, enquanto trabalhava em uma empresa terceirizada. Os estudos e as aprendizagens que tive com professores e professoras que estudavam na UNICAMP, USP, PUC, ampliaram minha visão de mundo e mostraram que era possível alcançar a universidade, àquela época muito excludente”, aponta Márcia.
Para a estudante Mary Barbosa, o cursinho Herbert de Souza foi definidor na entrada para a faculdade de História. “O cursinho Herbert de Souza foi essencial na minha trajetória até a faculdade. O Herbert me elevou a um nível de conhecimento maior, mas principalmente me despertou conhecimentos que eu já possuía, me despertou pertencimento a um povo que eu não considerava meu. Tive oportunidade de estudar de uma forma mais acolhedora e objetiva, e ter contato com estudantes da universidade a qual eu queria cursar: Unicamp. Com essa aproximação, ingressar na faculdade passou a ser algo mais tranquilo para mim, sem pressões, pois a abordagem no cursinho me proporcionou vivências e fatos que eu desconhecia sobre essa área. Por todo esse apoio e incentivo, e a motivação ao acreditarem que eu era capaz, hoje me encontro matriculada na Unicamp, cursando História”, comemora a estudante.
Auxílio Transporte e Alimentação
Tendo a proposta de atender o público da periferia e ciente da situação financeira que muitos estudantes atravessam, o Projeto Herbert de Souza oferece auxílio transporte e alimentação aos estudantes de baixa renda. “Os auxílios são fruto da parceria com o Projeto Colmeias, uma iniciativa da Pró-Reitoria da Unicamp com a Fundação Feac, que oferece uma rede de apoio aos cursinhos populares”, esclareceu Márcia Anacleto.
O Projeto
O Projeto Herbert de Souza é um trabalho iniciado em 1998, por estudantes universitários que residiam nas imediações da Vila União, e idealizaram um espaço onde as filhas e filhos de trabalhadores pudessem se preparar para o ingresso nas faculdades.
Com os lemas “Por uma universidade pública e popular” e “Pela difusão do conhecimento crítico”, integrantes do cursinho, com o apoio da comunidade, criaram e mantiveram espaço sem fins lucrativos, estabelecendo-se com uma alternativa aos estudos para o preparo aos exames vestibulares e vestibulinhos.
SERVIÇO
Oque: Matrícula Projeto Herbert de Souza 2024 – Curso Preparatório
Como: A matrícula deve ser feita pessoalmente. Levar RG, CPF e comprovante de endereço
Quando: Até o dia 9 de março de 2024 (sábado), das 09h às 20h
Onde: Rua Dusolina Leone Tourniex, 249 – Vila União – Campinas – SP
Mais informações nos seguintes canais:
Telefone: 19 3223.0617
Whastaspp: 19 98980.9272
Instagram: @cursinhoherbertdesouza