Campinas

Ceamo amplia horário de atendimento a partir desta segunda, 21 de março

Órgão acolhe e presta atendimento psicológico, social e orientação jurídica à mulher vítima de violência doméstica

foto: reprodução Goole Maps – A partir desta segunda-feira, dia 21, o Ceamo (Centro de Referência e Apoio à Mulher) vai ampliar seu horário de atendimento em três horas. Agora, o atendimento passa a funcionar das 8h às 19h, sempre de segunda a sexta-feira. O Ceamo está na Avenida Francisco Glicério, 1269 – 6º andar, no Centro de Campinas, atendia das 9h às 17h. Telefone (19) 3236-3619   

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, a medida visa atender o aumento da demanda. “No ano passado, tínhamos uma média de 56 atendimentos mensais. Este ano, a média subiu para 181, um aumento de mais de 220%. A pandemia criou uma demanda reprimida, que está agora chegando a nós. Queremos ampliar a oferta e nada melhor que adotar essa medida no mês da mulher”, explicou.     Entre janeiro e fevereiro do ano passado, o Ceamo realizou 95 atendimentos. No mesmo período deste ano, foram 362, um crescimento de 281%.   

Ceamo Campinas – aumento da demanda 

No ano de 2020, quando teve início a pandemia de Covid-19, a média de atendimentos era de 34 casos por mês. Em 2021, o número cresceu 65,5%, passou a ser 56 casos por mês. Este ano, nos dois primeiros meses, foi de 181 casos por mês, um aumento de 224%. Janeiro e fevereiro de 2022 representaram mais da metade de todos os atendimentos do ano passado (54%).    

O Ceamo assegura o atendimento humanizado às mulheres em situação de violência de gênero no âmbito doméstico, na perspectiva dos direitos humanos e compromisso ético, acolhendo e prestando atendimento psicológico, social e orientação jurídica à mulher, visando romper o ciclo de violência. 

Related Post
Share
Published by
ouroverde