Segundo Proteste, cartão de crédito é o ‘campeão’ de contas em atraso
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil – O cartão de crédito segue sendo o vilão e ‘campeão’ das contas em atraso. Segundo um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), quatro em cada dez brasileiros estavam negativados em março deste ano. A inadimplência também atingiu recordes históricos com mais de 66 milhões de pessoas. No entanto, segundo um levantamento da Proteste, a percepção de endividamento das pessoas diminuiu. Todavia, a conta “mais atrasada” dos entrevistados é justamente a do cartão de crédito, uma das linhas de empréstimo com juros mais altos do país.
Neste ano, o estudo mostrou que 46% dos entrevistados se considera “um pouco endividado”. Já os que se consideram “muito endividados” representam 22%. Ainda de acordo com 74% dos brasileiros que participaram da pesquisa, o cartão de crédito é um dos maiores culpados pelo endividamento.
O especialista financeiro e fundador do S.O.S Dívidas, Emanuel Gonçalves da Silva, alerta sobre o mau uso do cartão de crédito e fornece 7 estratégias para diminuir o impacto financeiro relacionado ao atraso na fatura do cartão de crédito. Veja a seguir:
Vale lembrar que as dicas acima são necessarias e adequadas para cada caso específico. Nesse sentido, é preciso avaliar cada caso isolado, o nível e grau do problema para saber a que melhor atende a sua necessidade.
O Banco Central do Brasil está atento a esse problema dos consumidores com o mau uso do cartão de crédito, que é consequência da falta de educação financeira de grande parte da população. A instituição tem uma página com dicas para o uso da cartão de crédito. Acesse aqui!