Campinas

Carnaval de Campinas atrai mais de 150 mil

Número é 30 por cento maior que o registrado no ano passado. Mapeamento de blocos e responsabilidade do público contribuíram para qualidade da festa

Crédito: Firmino Piton – O Carnaval de Campinas atraiu mais de 150 mil foliões que foram às ruas e praças da cidade se divertir ao longo de nove dias. Esse número é 30% maior que no ano passado (118 mil), de acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Foram mais de 55 desfiles de blocos e festas carnavalescas que se espalharam por toda a cidade. Quatro escolas de samba também participaram do Carnaval, presentes através dos seus blocos nas suas comunidades.

Foram 300 horas de folia marcada pela descentralização das atividades, nas regiões do Campo Grande, Ouro Verde, Vila Padre Anchieta, Nova Europa, Joaquim Egídio, Sousas, Barão Geraldo, Costa e Silva, São Bernardo, Centro e outros.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, acompanhou o Carnaval e foi aos blocos Tomá na Banda, no Largo do Rosário, Centro; o Carna DIC, no Ouro Verde, e o Cupinzeiro, em Barão Geraldo. Ele destacou a estrutura e apoio da Prefeitura ao Carnaval de Rua. “Foi um Carnaval fantástico, com muita alegria e segurança. Fico feliz de ver a cidade curtindo a festa com responsabilidade”, disse Dário.

Carnaval – Turismo

O Carnaval de rua de Campinas recebe foliões de cidades da RMC como Indaiatuba, Sumaré, Valinhos, Vinhedo, Paulínia e, no passado e este ano atraiu pessoas de São Paulo, São Bernardo do Campo, Jundiaí e estrangeiros que estão na cidade a trabalho ou estudos ou em visita a familiares.

Foram 300 horas de folia marcada pela descentralização das atividades em diversos bairros da cidade.

A Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) estimou uma movimentação de R$ 1,6 milhão com hospedagem e hotelaria durante o Carnaval de 2024, uma alta de 6,7% em comparação com 2023 (R$ 1,5 milhão). 

Durante os dias de folia, três hotéis, com foco em lazer, registraram praticamente 100% de ocupação no período de festa; dois hotéis, que receberam retiros religiosos ou deram apoio a esses eventos, tiveram praticamente 100% de ocupação no período e os demais, sem os focos específicos, registraram ocupação entre 25% e 35% em média. Os dados são do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau.

Related Post
Share
Published by
ouroverde