Campinas

Carnaval 2023: Campinas tem 65 blocos confirmados e 80 desfiles de rua

Após dois anos sem festa na rua por causa da covid-19, expectativa da Secretaria de Cultura é público de 100 mil pessoas

fotos: divulgação / PMC – O Carnaval 2023 de Blocos de Rua de Campinas está de volta, depois de ter sido suspenso nos últimos dois anos por causa da pandemia de covid-19, e já tem ao menos 65 blocos confirmados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Serão cerca de 80 desfiles dos blocos pelas ruas do município durante o período que começa no pré-Carnaval, no dia 4 de fevereiro, sábado, e segue até dia 21 de fevereiro, terça-feira de Carnaval.

O dia com o maior número de desfiles será no sábado de Carnaval, 18 de fevereiro. A Secretaria divulgará em breve mais detalhes sobre datas, horários, itinerários e a relação de blocos que vão desfilar. A Prefeitura concluiu as inscrições dos blocos interessados em participar do Carnaval de Blocos de Rua de Campinas 2023 em 9 de janeiro. 

A próxima etapa do planejamento das ações será feita com os demais órgãos públicos para garantir a infraestrutura, a segurança pública, condições sanitárias, limpeza urbana e monitoramento de trânsito durante todo o evento.

Segundo o diretor de Cultura de Campinas, Gabriel Rapassi, a expectativa da pasta é que durante esse período o público total seja de cerca de 100 mil pessoas nas ruas do município. “Em todo o Brasil, as pessoas vão às ruas para se divertir e cada vez mais gente procura os bloquinhos para brincar”, disse. De acordo com Rapassi, este ano novos blocos aparecem em regiões da cidade onde não havia Carnaval. 

Carnaval 2023
O dia com o maior número de desfiles será no sábado de Carnaval, 18 de fevereiro.

Entre os blocos inscritos estão alguns bem conhecidos do público, como o “Nem Sangue Nem Areia”, “Tomá na Banda” e os blocos de Barão Geraldo. Há também blocos novos, como o “Cordão Escuta Cheiro”, o “Bloco da Alegria” e os da região do bairro Nova Europa. Além dos grandes blocos, haverá opções para a criançada, tais como o “Bloco das Caixeirosas”, o “Bloco do Circo” e o “Bloco do Ribeirão”.

Para quem pensa em levar seus animais de estimação para socializar, há opções como o “Bloco do Cão” e o tradicional “Bloco do Bob”. A programação conta também com o retorno de blocos tradicionais que passaram alguns anos sem desfilar, como o “Afoxé Ilê Ogum” e o “Reunidos na Hora”.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo conta com o apoio da Guarda Municipal, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Cimcamp, Emdec, Setec, Samu, Sanasa, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal na realização do carnaval de Campinas.

Related Post

View Comments

Share
Published by
ouroverde