Prefeitura enviou para a Câmara Municipal a proposta orçamentária para o ano que vem. Cada um dos 33 vereadores terá o valor de R$ 3,1 milhões.
Foto: divulgação – A Prefeitura de Campinas enviou para a Câmara de Vereadores, o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2025 com uma previsão de R$ 10.803.316.000. É a primeira vez que a Prefeitura ultrapassa a casa dos R$ 10 bilhões para o orçamento. A proposta apresenta um crescimento de 15,67% em comparação a LOA de 2024, que teve valor inicial de R$ 9.339.786.000.
A Secretaria de Educação, junto com a Fundação Municipal para Educação Comunitária (FUMEC), vai receber a maior parte da alocação de recursos, estimada em R$ 2,33 bilhões, o que deve representar 21,57% do total do orçamento. Já a Secretaria Municipal de Saúde, que congrega o Fundo Municipal de Saúde e a Rede Mário Gatti, será responsável pela execução de 21,07% do orçamento com o total de R$ 2,27 bilhões (informações detalhadas sobre o orçamento abaixo).
O secretário de Finanças, Aurílio Caiado, explica que esse número foi alcançado por meio de um trabalho de gestão e inteligência junto à Secretaria de Justiça, principalmente para cobrar grandes devedores. “Conseguimos esse resultado sem aumentar impostos e este ano ainda concedemos incentivos fiscais. Com a cobrança a grandes devedores e outras ações conseguimos um reforço no orçamento para o próximo ano”, explicou o secretário.
A previsão de receita foi realizada com base na análise de cada fonte de receita e em metodologias, como a previsão da variação do PIB de 1,92% e do IPCA de 3,97%, ambos para 2025, de acordo com o boletim Focus de 12 de agosto de 2024. A utilização das metodologias é determinada pelo artigo 12 da Lei de Responsabilidade Fiscal.
O próximo passo do projeto da LOA é a votação pela Câmara Municipal.
Alocações de receita no orçamento de 2025
Alocações de receita no orçamento de 2025
Secretaria Municipal de Educação: R$ 2.149.243.313
FUMEC: R$ 180.574.062
Fundo Municipal de Saúde: R$ 1.744.200.360
Rede Mário Gatti: R$ 531.741.699
Camprev: R$ 1.849.448.968
Encargos gerais do município: R$ 1.415.923.741
Secretaria de Serviços Públicos: R$ 747.708.031
Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social: R$ 386.559.259
Secretaria de Transportes: R$ 263.292.614
Secretaria de Infraestrutura: R$ 257.083.229
Câmara Municipal: R$ 204.072.400
Secretaria de Segurança Pública: R$ 150.375.766
Secretaria de Finanças: R$ 146.308.745
Secretaria de Cultura: R$ 109.088.771
Secretaria de Justiça: R$ 88.790.271
Gabinete do prefeito: R$ 78.950.585
SETEC: R$ 71.000.000
Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas: R$ 70.905.882
Secretaria de Habitação: R$ 64.873.344
Secretaria de Esportes e Lazer: R$ 64.566.312
Secretaria de Urbanismo: R$ 44.849.602
Secretaria de Administração: R$ 44.081.517
Secretaria de Comunicação: R$ 39.831.704
Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade: R$ 33.613.697
Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano: R$ 24.114.191
Secretaria de Trabalho e Renda: R$ 13.255.391
Secretaria de Desenvolvimento Econômico: R$ 11.757.866
Secretaria de Gestão e Controle: R$ 8.119.389
Fundação José Pedro de Oliveira: R$ 6.427.000
Gabinete da Ouvidoria Geral do Município: R$ 2.558.291
Também serão destinados R$ 105.204.000 para as emendas impositivas, sendo o valor de R$ 3.188.000 para cada vereador.
Informações completas sobre o projeto da LOA de 2025 estão disponíveis no link.
View Comments