Lançamento refere-se as competências de janeiro de 2023 a dezembro de 2024 e totaliza R$ 9 milhões
Foto: Firmino Piton – A Secretaria de Finanças de Campinas, por meio do Departamento de Receitas Mobiliárias (DRM), lançou o ISSQN para 679 contribuintes optantes pelo regime do Simples Nacional. O lançamento refere-se as competências de janeiro de 2023 a dezembro de 2024 e totaliza R$ 9 milhões. As guias de pagamento já estão disponíveis nos canais de atendimento.
Segundo a pasta, o valor refere-se a diferença entre a alíquota informada na nota fiscal emitida ao tomador do serviço para a retenção do ISSQN e a alíquota devida.
A guia para pagamento do valor devido e a solicitação de parcelamento estão disponíveis no Ambiente Exclusivo Finanças, em https://campinas.sp.gov.br/servico/ambiente-exclusivo-financas ; o acesso é feito via e-CNPJ.
Os contribuintes também podem acessar guia para pagamento no Chat de Finança (https://portal.campinas.sp.gov.br/servico/chat-secretaria-de-financas). Basta selecionar a opção “Guia Diferença de Alíquota – 2023 e 2024 – ISSQN Simples Nacional” e informar o número da Inscrição.
Após 28 de novembro, data de vencimento, uma nova poderá ser gerada pelo link: https://tributos.campinas.sp.gov.br/guiaavista/index.html.
O lançamento pode ser consultado no Diário Oficial da última sexta-feira, 19 de novembro (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/).
Impugnação
Caso o contribuinte discorde do lançamento, o pedido de impugnação deve ser formalizado por meio do requerimento Finanças-ISSQN-Impugnação Lançamento disponível na Plataforma de Requerimentos (https://requerimentos.campinas.sp.gov.br/externo/login).
As instruções de como proceder com a impugnação podem ser consultadas no link