Pesquisa considerou 13 indicadores da qualidade de vida em 411 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes
fotos: divulgação – Campinas permanece entre os dez municípios mais competitivos do Brasil pelo segundo ano consecutivo. É o que mostram os números divulgados nesta segunda-feira, 22 de novembro, na segunda edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a startup Gove e a consultoria Seall. A cidade está classificada em 9º lugar entre os 411 municípios, incluindo cidades paulistas e capitais. Levando em conta os dados da região Sudeste do País, Campinas aparece em 6ª posição no ranking.
“Estamos trabalhando com muita seriedade, planejamento e uma legislação modernizada. Nossa meta é fazer com que Campinas suba ainda mais nos próximos anos. Vamos buscar cada vez mais a melhora da qualidade de vida da população. Estamos superando momentos difíceis e temos certeza de que cresceremos em todos os segmentos”, afirma o prefeito Dário Saadi.
O levantamento da CLP apresenta a realidade socioeconômica dos municípios com mais de 80 mil habitantes e, mais uma vez, cidades do Estado de São Paulo dominam as primeiras colocações. O objetivo é mostrar como a competição no setor público é um elemento fundamental à promoção da justiça, equidade e desenvolvimento econômico e social dos municípios para garantir serviços públicos de mais qualidade à população.
Na edição deste ano, foram lançadas novas camadas de análise, adaptando os indicadores do ranking a critérios ESG (Governança e Responsabilidade Social e Ambiental) e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Todos os municípios foram avaliados a partir de 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos e três dimensões consideradas fundamentais para a promoção da competitividade e da melhoria da gestão pública dos municípios brasileiros.
Os pilares são: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Meio Ambiente, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.
Ranking nacional de competitividade . Confira as 10 primeiras:
1) Barueri;
2) São Caetano;
3) Florianópolis;
4) São Paulo;
5) Vitória;
6) Curitiba;
7) Santana do Parnaíba;
8) Porto Alegre;
9) Campinas;
10) Jaraguá do Sul.
O estudo pode ser acessado em https://municipios.rankingdecompetitividade.org.br/