Ação é direcionada para crianças de 1 a 4 anos, que recebem a vacina oral (gotinha). Crianças menores de um ano recebem a dose injetável
foto: divulgação – A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação foi prorrogada até 13 de novembro em todo o estado de SP. As doses estarão disponíveis nos 66 centros de saúde da cidade.
Em Campinas, desde o início da campanha, até 29 de outubro, foram aplicadas 24.963 doses de vacina contra poliomielite, o que corresponde a uma cobertura de 42,5% da vacina contra a pólio oral. A meta é vacinar 95% das 58.803 crianças de 1 a 4 anos.
Em relação à Multivacinação, foram vacinadas 12.146 crianças e adolescentes. Pretende-se atingir a meta de cada vacina recomendada para esta faixa etária. Entre as vacinas estão tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tríplice não viral e pentavalente.
Os endereços e horários das salas de vacina podem ser consultados no site da Prefeitura (www.campinas.sp.gov.br).
Especialmente nesta sexta-feira, dia 30 de outubro, sábado, dia 31, e segunda-feira, 2 de novembro, as unidades estarão fechadas por conta do Dia do Servidor (30) e do feriado de Finados (2).
A campanha contra a pólio e a multivacinação pretende reduzir o risco de reintrodução de doenças, além de facilitar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais e diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis.
O objetivo é aumentar a cobertura vacinal, que chegou apenas a 39,6% contra a “pólio”. Em todo o estado de São Paulo, ainda é preciso vacinar mais de 1,3 milhão de crianças de um a menores de 5 anos contra a doença.
Até o fim da campanha, a pasta pretende vacinar 95% das 2,2 milhões de crianças paulistas contra a poliomielite. Hoje, os municípios imunizaram apenas 876,7 mil crianças do público-alvo da campanha.
Podem se vacinar contra a pólio crianças de 0 a 4 anos. A Campanha atual é direcionada para crianças de 1 a 4 anos, que recebem a vacina oral (gotinha). Crianças menores de um ano recebem a dose injetável.
A multivacinação é voltada para a atualização das carteiras vacinais de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
É importante levar a carteira de vacinação.
Para evitar aglomerações, é permitido apenas um acompanhante por criança e adolescente a ser vacinado. As salas de vacina foram organizadas com protocolos de higienização e para manter o distanciamento social. Pessoas com suspeita ou caso confirmado de Covid-19 ou ainda que foram expostas a casos suspeitos ou confirmados não devem comparecer às unidades de saúde.