Intervalo entre saídas da linha será reduzido para 10 minutos; frota ampliada em 60 por cento
fotos: Divulgação – A partir desta sexta-feira, dia 28 de abril, os usuários do transporte público de Campinas terão seis novas opções de estações para embarque e desembarque na linha BRT Campo Grande, tornando operacionais 100% das estações BRT do Corredor Campo Grande. Conectando os terminais Campo Grande e BRT Mercado, a linha também terá redução no intervalo entre as saídas, passando de 16 para 10 minutos.
O tempo total estimado para o percurso continua o mesmo, de aproximadamente 40 minutos. Para viabilizar a redução do intervalo entre os carros, a frota da linha será ampliada em 60%: de 5 para 8 ônibus.
Os novos pontos de parada serão no Corredor BRT Campo Grande, nas estações Nova Esperança, Bela Aliança, Bandeirantes, Vila Teixeira, Alberto Sarmento e Bonfim.
A linha BRT Campo Grande já realiza parada nas estações BRT Rossin, Florence, Roseira (PUC-Campinas), Londres, Garcia, Aurélia e Rodoviária, além do Terminal Satélite Íris. Sendo assim, considerando os terminais de partida da linha, Campo Grande e Mercado, os usuários passarão a ter 16 opções para embarque e desembarque.
Partindo do Terminal Campo Grande, as viagens terão início a cada 10 minutos, entre 4h40 e 8h30, pela manhã; e entre 14h50 e 18h40, pela tarde. Já as partidas do Terminal BRT Mercado sairão entre as 5h20 e 9h10; e entre 15h30 e 19h20, com o mesmo intervalo.
No total, serão realizadas 96 viagens diárias, nos dias úteis de segunda a sexta-feira, nos horários de pico. Serão 24 viagens em cada sentido (bairro-Centro e vice-versa) por turno (manhã e tarde).
Uma pesquisa realizada pela Emdec com 375 usuários da linha BRT Campo Grande apontou que cerca de 90% aprovam o tempo de trajeto e o itinerário da linha. As entrevistas foram realizadas de 13 a 16 de fevereiro, nos terminais Campo Grande e Mercado, e nas oito estações até então atendidas pela linha, no horário de pico.
A linha foi a primeira a circular com características BRT em Campinas, com operação iniciada em novembro de 2022. No princípio, atendeu a cinco estações e terminais: Terminal Campo Grande, Terminal Satélite Íris, Estação Londres, Estação Rodoviária e Terminal BRT Mercado.
Para informar os usuários sobre as mudanças na linha e dar orientações de segurança para o embarque e desembarque, agentes da mobilidade urbana e uma equipe de Educação para Mobilidade da Emdec estarão presentes nas novas estações de parada. A ação terá duração de uma semana, durante os horários de pico dos dias úteis, a partir de 28 de abril.
Usuários dos terminais Campo Grande e Mercado também podem esclarecer dúvidas com agentes da mobilidade urbana.
Materiais de apoio à orientação, como faixas e folders, serão utilizados nas estações.
O Corredor Campo Grande liga o Terminal Mercado até o Terminal Itajaí, passando pelo Terminal BRT Campo Grande. São 17,9 km, saindo da região central, ao lado do Mercado Municipal; seguindo pelo leito desativado do antigo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos); Avenida John Boyd Dunlop; e chegando ao Terminal Itajaí. São 17 estações; 3 terminais; 13 pontes e viadutos. Incluindo o primeiro viaduto estaiado de Campinas.
Todas as estações construídas do BRT do Corredor Campo Grande estão operacionais. Ainda haverá uma estação, com previsão de construção em frente a um centro comercial, entre a estação Roseira e a estação Bandeirantes, que será chamada de Estação Ipaussurama. Mas a construção depende de TAC com o empreendimento.
Entre o Terminal BRT Campo Grande e o Terminal Itajaí há três estações BRS (que não possuem piso rígido e são de nível de embarque baixo), que já estão construídas e entrarão em operação gradualmente, a partir da aquisição de nova frota de veículos.
No Corredor Campo Grande também há dois novos viadutos em obras: um na altura da Avenida Transamazônica, na região do Jardim Garcia; e outro sobre a Rodovia dos Bandeirantes (SP-348). As obras não impactam na operação da linha do BRT Campo Grande.
O atendimento da linha foi ampliado em janeiro de 2023, para 10 estações e terminais, passando a incluir em seu trajeto as estações BRT Rossin, Florence, Roseira (PUC-Campinas), Garcia e Aurélia. Desde o dia 6 de março, a linha realiza o percurso de ida e volta.