Cultura e Lazer

Bosque Interativo, 26/01, Dia Mundial da Educação Ambiental

Evento acontece na segunda-feira, com atividades educativas sobre fauna e meio ambiente e marca a abertura excepcional do parque ao público

Fotos: Fernanda Sunega – O Bosque dos Jequitibás recebe, na próxima segunda-feira, 26 de janeiro, a primeira edição de 2026 do Bosque Interativo, evento mensal voltado à educação ambiental. A ação será realizada das 10h às 14h, na Praça do Chafariz, dentro do parque, e integra a programação em comemoração ao Dia Mundial da Educação Ambiental. O evento é realizado pelas secretarias de Serviços Públicos; Cultura e Turismo; e do Clima, Maio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Seclimas).

Excepcionalmente, o Bosque abrirá ao público na segunda-feira, data em que normalmente permanece fechado, e terá o funcionamento suspenso na terça-feira (27) em razão da data comemorativa.

Bosque Interativo

O Bosque Interativo é uma atividade educativa que busca aproximar os visitantes do trabalho desenvolvido pelas equipes técnicas do parque. Durante o evento, o público poderá conhecer mais sobre os animais silvestres do Bosque por meio de ações monitoradas, com a participação de profissionais das áreas de veterinária e biologia. A programação inclui o contato orientado com animais do zoológico, além da exposição de materiais biológicos.

A iniciativa é organizada mensalmente pela equipe do Museu de História Natural e do Zoológico do Bosque dos Jequitibás, com apoio de instituições parceiras. Nesta edição especial, participam o Zoo Bosque, o Museu de História Natural, a Polícia Ambiental, a Vigilância Sanitária (VISA) Leste e a Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas).

O objetivo da ação é conscientizar a população sobre a importância da educação ambiental, dos cuidados com os animais e da proteção da fauna, reforçando o papel da informação e da sensibilização na construção de uma sociedade mais consciente e sustentável.

O Museu de História Natural do Bosque dos Jequitibás integra a rede de sete Centros de Educação Ambiental (CEAs) do município.

Em caso de índice elevado de chuva, o evento poderá ser suspenso.

Além da atividade do Bosque Interativo, será possível conhecer o Museu de História Natural e o Aquário. Os ingressos custam R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia entrada) e garantem a entrada em todo o complexo.

Related Post
Share
Published by
ouroverde