A operação atual, que conecta o Ouro Verde ao Centro, será ampliada
Fotos: Divulgação – A prefeitura anunciou mais uma etapa da operação dos Corredores BRT, agora no Ouro Verde. A partir do dia 1º de dezembro, a linha BRT10 (Ouro Verde) passa a atender ao Terminal Mercado e ao Corredor Central (Rótula).
A operação atual, que conecta o Ouro Verde ao Centro, será ampliada. A frota ganha mais cinco ônibus, passando de quatro para nove veículos nos horários de pico, em dias úteis. Os intervalos serão reduzidos de 18 para 10 minutos nos picos. E a linha, que hoje circula em dias úteis, passa a operar aos sábados, domingos e feriados, ou seja, de segunda a segunda, das 4h40 às 0h35.
“Vamos para mais uma empreitada para que os usuários experimentem o BRT e usufruam de mais conforto e agilidade em seus deslocamentos. Considerando o tamanho da operação, a última fase do BRT Campo Grande foi um grande avanço. Essa experiência certamente serviu para aprimorar as próximas etapas, incluindo essa nova fase no Ouro Verde”, destacou o prefeito Dário Saadi.
No Corredor Central, serão atendidos pontos de parada na Irmã Serafina (Allan Kardec), Anchieta (Prefeitura e CPFL), Orosimbo Maia x Sacramento, e Terminal Mercado. Pelo itinerário ampliado, a linha BRT10 seguirá do Terminal Central para o Corredor Central, passando pela Dr. Moraes Salles, Irmã Serafina, Anchieta, Orosimbo Maia e Terminal Mercado. Retornará, então, pela Senador Saraiva ao Terminal Central, retomando o trajeto pela João Jorge.
A linha BRT10 segue atendendo aos terminais Ouro Verde, Santa Lúcia e Central; e às estações Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mário Gatti e João Jorge. Para viabilizar a circulação da linha na região do Terminal BRT Mercado, a Emdec realizou obras de geometria para abertura de acesso na avenida João Penido Burnier.
Agora, a expectativa, é que em janeiro, o prefeito anuncie uma nova fase da ampliação do BRT Ouro Verde. Está prevista a criação de duas novas linhas: BRT11 (Terminal Vida Nova / Corredor Central) e BRT12 (Terminal Campos Elíseos – Corredor Central), além da ativação do Terminal BRT Campos Elíseos.
Também participaram do anúncio o secretário de Transportes, Fernando de Caires; os vereadores Arnaldo Salvetti, Higor Diego e Rodrigo da Farmadic; o diretor de Operações do Grupo Belarmino da Ascensão Marta Júnior, Heinz Kumm Júnior; os diretores da Emdec, Wilson Folgozi de Brito (Planejamento e Projetos), Luiz Carlos Sardinha (Operações) e Marta Pires Barbosa (Administrativo e Financeiro); além de gestores das concessionárias do transporte público coletivo VB1 e VB2.
Histórico
Segunda linha com características BRT a entrar em operação, a BRT Ouro Verde foi lançada no dia 31 de março. Em maio, passou a realizar paradas também no contrafluxo. Desde a mudança, os usuários passaram a utilizar a linha para acessar o sentido Ouro Verde no pico da manhã; e o Centro no pico da tarde. Atualmente, a linha BRT10 atende, em média, 2,3 mil usuários por dia. Os números consideram dados da bilhetagem nas estações e contagem de usuários no embarque nos terminais.
BRT Campo Grande
A linha BRT Campo Grande (BRT20) foi a primeira com características BRT a entrar em operação em Campinas, em novembro de 2022. Em outubro de 2023, a operação do BRT Campo Grande foi ampliada. Foram criadas três novas linhas – as semiexpressas BRT21 e BRT26 e a paradora BRT25. Além disso, a linha BRT20, passou a atender todas as estações do corredor, partindo do Terminal Campo Grande e chegando até o Terminal Mercado e Corredor Central / Rótula.
Experimenta o BRT
Para informar a população sobre a nova operação, a Emdec segue com a Campanha “Experimenta o BRT”. Entre os dias 29 de novembro e 7 de dezembro, serão realizadas abordagens educativas nos horários de pico, nos terminais Ouro Verde, Mercado, no Corredor Central e nas principais estações atendidas.
A previsão é distribuir cerca de 5 mil folhetos informativos e 200 cartazes serão fixados em ônibus. Entre as ações de comunicação também estão incluídas faixas informativas sobre a nova operação e o atendimento às paradas serão fixadas nos terminais e estações e, também, em pontos do Corredor Central; peças de divulgação serão inseridas nos MUPI’s (Mobiliários Urbanos para Informação) dos abrigos.
A operação gradativa dos corredores BRT vem oferecendo aos usuários mais agilidade e previsibilidade na circulação e pelos corredores, além de conforto no atendimento aos terminais e estações mais modernos.