Maior preocupação dos pais é com a Covid-19
foto: Ouro Verde Mais – Mais de 43,8 mil alunos de 179 escolas de ensino infantil, fundamental e EJA retomam as aulas presenciais nesta segunda-feira, 7 de fevereiro. Além dos cuidados sanitários neste retorno, a Secretaria de Educação também está investindo mais de R$ 180 milhões em tecnologia para diminuir os prejuízos pedagógicos causados pela ausência de aulas presenciais durante a pandemia e dar mais efetividade à educação.
Entre os equipamentos de informática adquiridos para alunos e professores estão tablets, mesas interativas, chromebook, projetores, leitores digitais de livros e sistema de videoconferência. A Secretaria de Educação também contratou mais 750 vagas do curso de formação para docente em aulas digitais; em 2021, foram 300 vagas.
Parte das aquisições começou em 2021, mas as compras estão sendo ampliadas este ano, como a de chip de internet 4G, a distribuição de chromebook para os alunos dos anos finais do ensino fundamental, aquisição de software e de outros materiais que facilitam o acesso da criança e do adolescente ao ensino.
“Com essas aquisições, a educação municipal de Campinas dá um grande passo. Estamos comprando equipamentos que vão inserir cada vez mais nossos alunos numa época digital. Além disso, estamos investindo na infraestrutura das escolas e na capacitação dos nossos docentes”, disse o secretário de Educação, José Tadeu Jorge.
As compras foram pensadas para cada ciclo e também no acesso do aluno à tecnologia fora da escola. Os leitores digitais, por exemplo, serão disponibilizados para todos os alunos do ensino fundamental. Os chromebooks serão distribuídos, também, para os estudantes dos anos iniciais. Para a educação infantil, os tablets serão de grande valia na continuidade das atividades em casa.
Na infraestrutura das escolas, o secretário citou as mesas digitais para as salas de videoconferência como grandes aquisições.
Para a compra de uniformes, materiais escolares, kits para os professores, máscaras e álcool em gel, a Secretaria de Educação investiu cerca de R$ 30 milhões.
Os números impressionam. São 44.250 kits de uniforme para os alunos da educação infantil; 23.500 para os do ensino fundamental; e 3.500 para os da EJA (Educação para Jovens e Adultos). Os alunos do ensino fundamental e infantil recebem um agasalho, uma calça, duas bermudas, duas camisetas de manga curta e duas de manda comprida. No caso da EJA, são duas camisetas de manga curta e um agasalho.
Os kits de material escolar da rede municipal têm mais de 40 itens e variam de acordo com o ciclo do estudante. Eles contam com caderno, lápis de cor, caneta, canetinha, tinta, massa de modelar apontador, folhas de papel etc.
Tantos os uniformes como o material escolar já estão sendo distribuídos para os alunos. A expectativa é que todos recebam seus kits ainda no mês de fevereiro.