Inscrições podem ser feitas pela internet até 30/09. Tema será Bicentenário da Independência: 200 anos de CT&I no Brasil
Foto: Arquivo/PMC – A 10ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia e Inovação de Campinas (SMCTIC 2022) ocorrerá entre os dias 17 a 23 de outubro e terá como tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de CT&I no Brasil”. As inscrições estão abertas até o dia 30 de setembro pelo site www.semanacet.campinas.sp.gov.br.
A programação será composta de atividades científico-culturais presenciais e virtuais promovidas por empresas e instituições de ensino e pesquisa, voltadas à difusão e popularização da ciência, tecnologia e inovação. Algumas são dirigidas a estudantes de escolas públicas e privadas de Campinas e outras são abertas ao público em geral.
A 10ª edição está sendo celebrada pelo retorno das atividades presenciais, com a participação de dez organizações: CNPEM, CQMED, IAC, ITAL, OMCJN, Planetário e Museu Dinâmico de Ciências de Campinas, PUC-Campinas, Unicamp, Mackenzie e Venture Hub. Há muitos destaques na programação, como as visitas diárias ao Sírius, a união entre ITAL e Venture Hub em uma live interativa sobre inovação, a visitação ao Centro do Horticultura do IAC e a estreia da participação do Mackenzie.
A realização da SMCTIC é de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, com apoio estruturante do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, das organizações que atuam na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
A SMCTIC foi criada pela Lei Municipal nº 14.655 de 17 de julho de 2013, e ao longo dos anos anteriores já atingiu aproximadamente 20 mil pessoas. A semana faz parte do calendário municipal e a temática de cada edição segue as propostas determinadas pelas diretrizes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
A ligação entre o Bicentenário da Independência e os 200 anos de CT&I no Brasil, que orienta a programação da Semana, começa alguns anos antes. A transferência da corte portuguesa ao Brasil possibilitou a criação das primeiras instituições científicas no país, como o Jardim Botânico e o Museu Real. Também surgiram as primeiras escolas de formação superior, como a escola politécnica do Rio de Janeiro (a sétima escola de Engenharia mais antiga do mundo).
Campinas também tem uma longa história ligada à Ciência, Tecnologia e Inovação. Em 1833, o francês Antoine Hercule Romuald Florence (1804-1877), fotógrafo, desenhista, tipógrafo e naturalista, mudou-se para a cidade e, em 1933, criou um dos primeiros métodos de fotografia do mundo. Em 1887 foi fundado o Instituto Agronômico (IAC), que inaugurou a pesquisa tecnológica voltada para o desenvolvimento agrícola na região.
Serviço:
Data: de 17 a 23 de outubro de 2022
Prazo para se inscrever: até 30 de setembro
Inscrições e mais informações no site